Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 16/10/19

No Dia Mundial da Alimentação, o programa traz reportagens saborosas sobre comida e saúde

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O Dia da Alimentação homenageia a fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)
O Dia da Alimentação homenageia a fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) - Pixabay

No dia 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação e o Programa Brasil de Fato desta quarta-feira (16) traz reportagens associadas ao tema.

Você ouve uma entrevista com a nutricionista Fernanda Rodrigues sobre os hambúrgueres vegetais, que prometem ser uma solução para a diminuição do impacto ambiental do consumo excessivo de alimentos de origem animal. Apesar de parecerem mais saudáveis, a nutricionista explica que não é tão proveitoso ingerir este tipo de alimento.

Continua após publicidade

“Esses hambúrgueres são construídos com produtos químicos que não fazem bem à saúde, como realçadores de sabor, muitas vezes excesso de sódio, para ficar mais gostoso, e outros aditivos. Além disso, esses hambúrgueres também tem excesso de gorduras saturadas e trans. A longo prazo, essa gordura é prejudicial para a nossa saúde, principalmente para o coração”, explica a nutricionista.

Continua após publicidade

O quadro Alimento é Saúde traz uma reportagem que conta a história de Édrian Santos, maranhense que mora em São Paulo, e Talal Al Tinawi, chef de cozinha e imigrante sírio.

Continua após publicidade

Comer é um ato social, que vai para além das necessidades básicas de nutrição. Junto do prazer em ingerir um alimento saboroso, está também a alegria de compartilhar os momentos que o ato de se sentar à mesa nos proporciona.

“Eu acho que o cheiro de comida que me lembra bastante de casa, que era muito comum, era de peixe seco, que a gente chama lá. Temperava esse peixe com sal e colocava pra secar. Ele secava e aí as pessoas consumiam o peixe assado, frito, cozido, enfim. E por ser peixe seco, ele deixa um cheiro muito forte. Meu pai gostava muito disso e lá em casa, isso era um cheiro muito marcante”, comenta Édrian.

E no quadro Comentário Esportivo, confira os destaques da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Tem jogo do líder Flamengo, no Ceará, e duelo entre Palmeiras e Chapecoense em São Paulo.

Confira

Continua após publicidade

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Continua após publicidade

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br.
 

Edição: Michele Carvalho