Pernambuco

QUAL É O BAIRRO

Campina do Barreto, na zona norte do Recife, tem passado ligado ao Brasil colonia

Atualmente, o bairro abriga cerca de 10 mil habitantes

Brasil de Fato | Recife (PE) |
No início do século XX, a localidade foi povoada por palafitas, por pessoas em condição de pobreza em busca de moradia
No início do século XX, a localidade foi povoada por palafitas, por pessoas em condição de pobreza em busca de moradia - Gianfrancesco Mello

Na zona norte de Recife, o rio Beberibe é rodeado na margem esquerda, pelo bairro de Peixinhos, de Olinda e na margem direita, pelo bairro de Campina do Barreto, o antigo Fundão de Dentro, do Recife na margem direita. O bairro antes de ser uma campina, era um sítio de coqueiros e mangueiras que passou a pertencer ao português conhecido como Seu Barreto, que era proprietário de toda área e seu entorno. Barreto vendia os frutos do seu sítio, porém, passou a dedicar-se a pecuária, desmatando a área para alimentar o gado com o capim que plantou, e assim, se deu o nome do bairro. O nome “Campina” vem do fato de terem existido na localidade várias campinas com bastante área verde para este fim.

No início do século XX, a localidade foi povoada por palafitas, por pessoas em condição de pobreza em busca de moradia e dos benefícios que o rio proporcionaria para o trabalho e o transporte. O que posteriormente aconteceu com a inauguração do Matadouro Público de Peixinhos, em Olinda, no ano de 1919, que ficava do outro lado do rio.  Já a partir da primeira metade da década de 1970 a ocupação já não se dá mais pela atração do rio, que nessa época já se encontrava bastante poluído e sim por outros setores da economia que criaram a relação periferia-centro e também por conta da luta pela construção de habitações populares que garantiram o direito à moradia das famílias. Hoje, o bairro abriga 9.484 habitantes, sendo 68,6% autodeclarados negros e com renda mensal média familiar de R$ 1.088,80. 

Edição: Monyse Ravenna