Alternativa

Brasil de Fato amplia parceria com TVT e Rádio Brasil Atual

Nesta sexta-feira (18), estreia o programa semanal de entrevistas, às 19h45, com Sérgio Nobre, novo presidente da CUT

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Com entrevistas nacionais e internacionais de diversos temas, o BdF firma parceria com TVT
Com entrevistas nacionais e internacionais de diversos temas, o BdF firma parceria com TVT - Foto: Divulgação

O Brasil de Fato, a TV dos Trabalhadores (TVT) e a Rádio Brasil Atual estreiam nesta semana novas parcerias na programação das emissoras. A participação no rádio se amplia com novos formatos e, na TV, serão veiculados programas semanais de entrevistas e de variedades, além de videorreportagens diárias do BdF. A cooperação integra a missão desses meios de comunicação que estão voltados à informação, divulgação e formação da classe trabalhadora.

Para a jornalista Nina Fideles, da direção do Brasil de Fato, a parceria se insere entre os desafios atuais dos movimentos populares que buscam comunicar para a sociedade os retrocessos impostos pelo atual governo, incluindo a disseminação de informações falsas, as chamadas fake news.

“É um governo que joga contra movimentos populares e o povo brasileiro. A comunicação e o jornalismo de qualidade se tornam fundamentais na nossa luta. E, nesse sentido, nada mais natural que juntarmos esforços e ideias em uma parceria que abarca diversas linguagens. O desafio está colocado e vamos juntos”, apontou.

Presidente da Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, que abarca a TVT e RBA, Paulo Vannuchi, acredita que a construção em conjunto desses meios de comunicação amplia a voz das organizações populares junto a milhões de brasileiros. "Nessa conjuntura de retrocessos, é fundamental a união de veículos que compartilham uma mesma visão de mundo, a dos interesses da classe trabalhadora. Isso nos faz avançar nas lutas por trabalho, justiça, direitos e dignidade".

Na TVT

Estreia, nesta sexta-feira (18), o Brasil de Fato Entrevista, semanalmente sempre às 19h45, o programa traz personalidades da política, cultura, educação e ciência para discutir temas da atualidade. O primeiro convidado é o novo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o metalúrgico Sérgio Nobre

Ele critica as ofensivas do governo de Jair Bolsonaro (PSL) contra os sindicatos, minando as formas de financiamento dessas entidades e fragilizando a legislação que as regulariza. Nobre fala também sobre o desmonte das políticas sociais. “É um grande crime. E é por isso que vemos novamente famílias inteiras irem dormir na calçada, inclusive com crianças. Um país que não oferece proteção social, é um país que leva seu povo à selvageria.”

A partir de segunda-feira (21), o quadro Brasil de Fato Em Foco entra no ar com videorreportagens na edição noturna do Seu Jornal, de segunda a sexta às 19h. Em breve, a parceria se estenderá para uma revista eletrônica semanal com músicas, notícias, reportagens e culinária. Outra iniciativa será a veiculação de quadros semanais com dicas de leitura.

No Rádio

A Rádio Brasil Atual e a Rádio Brasil de Fato já são parceiras de conteúdos com reportagens diárias, colunistas, programetes, reportagens especiais e a participação dos nossos correspondentes de várias regiões do país. Também há colaboração diária na construção do Jornal da Tarde. Em breve, o programa Bem Viver, com informações sobre agroecologia, alimentação saudável, dicas de saúde, receitas, além de notícias, terá maior participação na grade de programação da emissora. 

Sintonize

Não é preciso pagar assinatura para ter todas as TVs abertas e com qualidade de cinema. Para sintonizar a TVT, você só precisa de uma antena digital, interna ou externa. É fácil instalar. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Edição: Vivian Fernandes