Pernambuco

GOL DE PLACA

Quando o bronze vale mais que o ouro

Após atraso de 20 anos, Seleção brasileira de mulheres estreia com bronze no mundial. Homens levam o ouro

Brasil de Fato |
Comandadas pelo técnico Fabrício Santos, as 10 mulheres superaram Cabo Verde e México, perderam da Espanha (campeã) e Inglaterra (vice).
Comandadas pelo técnico Fabrício Santos, as 10 mulheres superaram Cabo Verde e México, perderam da Espanha (campeã) e Inglaterra (vice). - CBSB

Na última quarta-feira (16) a Seleção feminina de Futebol de Areia conquistou a medalha de bronze nos Jogos Mundiais de Praia, realizado no Catar. Esta foi a primeira competição da equipe feminina do Brasil nas areias, já que a Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB) nunca havia promovido uma seleção, apesar de as mulheres praticarem o esporte nas praias há tanto tempo quanto os homens. A Seleção masculina, que conquistou o ouro na competição, existe desde 1998 e é a maior potência na modalidade.

As 10 mulheres, lideradas pelo técnico Fabrício Santos, tiveram apenas 3 dias para treinar após serem convocadas. No Grupo A, o Brasil estreou com vitória sobre Cabo Verde (7x2), seguido de empate com o tradicional México (após estarem perdendo por 4x1, buscaram o 4x4 e superaram as adversárias nos pênaltis, 4x3), mas sofreu a derrota diante da principal seleção da categoria, a Espanha (6x3). O Brasil encerrou a primeira fase em 2º lugar e encarou a Inglaterra (2º lugar no ranking BSWW): apesar do jogo brigado, nos últimos segundos veio derrota por 6x5. Na disputa pelo 3º lugar, superamos o 3º lugar do ranking mundial, a Rússia, por 4x3.

Leia também: Finalmente Brasil tem seleção feminina de futebol de areia

Ouro masculino
Sempre favorita, a seleção masculina trouxe o ouro. No Grupo A, o Brasil superou Marrocos (9x1), Emirados Árabes (7x5) e Suíça (7x4). Na semifinal, superou a Itália (7x5) e, na final, um atropelo sobre a Rússia (9x3). O defensor pernambucano Filipe, atleta do Sampaio Corrêa e da Seleção, marcou 5 gols no mundial.

Edição: Monyse Ravenna