Rio Grande do Sul

Serviço

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias em Porto Alegre e região

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 21 de outubro de 2019
Agenda da semana do dia 21 de outubro de 2019 - BdF RS

21 de outubro (segunda feira) - Audiência Pública sobre as alterações no Código Ambiental do RS

Às 17h, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 101, Centro, Porto Alegre)

O governador Eduardo Leite (PSDB) encaminhou o projeto que atualiza a legislação vigente (Lei nº 11.520, de 3 de agosto de 2000) à Assembleia no dia 27 de setembro com regime de urgência, o que significa que ele passa a trancar a pauta da Casa após 30 dias. A expectativa é que o projeto seja votado no dia 29 de outubro. Entidades que atuam em defesa na defesa pelo meio ambiental e também de produtores rurais reclamam do tempo exíguo para discussão da proposta e da falta de diálogo durante sua elaboração

Proposta pelos deputados estaduais Frederico Antunes (PP) — líder do governo Leite na Assembleia, Elton Weber (PSB) e Gabriel Souza (MDB), a audiência será realizada em conjunto com as comissões de Constituição e Justiça; Agricultura, Pecuária e Cooperativismo; e de Saúde e Meio Ambiente. A expectativa é que a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) envie representante para o debate. (Redação Sul21)


21 (segunda-feira) a 24 de outubro (quinta-feira) VII ENEI- Encontro Nacional de Estudantes Indígenas

A partir das 9h na UFRGS - Campus Olímpico (Campus ESEFID da UFRGS - Rua Felizardo, 750, Porto Alegre)

De 21 a 24 de outubro, a UFRGS sedia a sétima edição do Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (VII ENEI) na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). O ENEI congrega anualmente cerca de 500 participantes, entre estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e lideranças indígenas do Brasil e de outros países da América Latina.

Em 2019, o encontro discutirá o tema “Direitos Indígenas em Perspectiva: das políticas indigenistas de Estado ao estado das políticas indigenistas”. O evento terá como objetivo reunir estudantes indígenas do ensino superior de todo o Brasil, proporcionando a troca de saberes, discussão e socialização de experiências de pesquisas no ensino superior indígena, sobre saberes locais, educação, saúde, gestão territorial, direito, entre outros.

Mais informações podem ser obtidas: https://www.viieneiufrgs.com.br/


21 (segunda feira) e 25 de outubro (sexta-feira) - Entendendo o SUS: Controle Social - Vislumbres Para O Futuro

Às 18h30min, na UFCSPA (Rua Sarmento Leite, 245, Porto Alegre)

O evento abordará assuntos como educação popular em saúde, relatos de experiências nas conferencias de saúde, debates e muitos mais.

No dia 21: Roda de conversa sobre o SUS das 18h30 as 22h.

Local: Prédio 2 - auditório Moacyr Scliar

No dia 25: workshop sobre educação popular das 18h30 as 22h

Local: Prédio 1 - Sala 415

Nos dois dias:

Credenciamento: das 18h30 às 19h


21 de outubro (segunda feira) - Fake News, Eleições e Democracia

Às 19h45min, no Auditório do Direito Unisinos São Leopoldo (Av. Unisinos, 950 - Cristo Rei, São Leopoldo)

O Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realiza, no dia 21 próximo, às 19h45min, o painel “Fake News, Eleições e Democracia”, no auditório Padre Bruno Hammes, do Centro de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo.

O público alvo são estudantes de comunicação e comunicadores, entidades sindicais e movimentos sociais. Não há necessidade de prévia inscrição. Com a parceria das entidades que integram o Comitê Gaúcho do FNDC, o painel conta com o apoio da Unisinos; do Movimento 3D – Democracia, Diálogo e Diversidade; da Associação de Juristas pela Democracia (AJURD) e do Comitê em Defesa da Democracia do Estado Democrático de Direito.

Quem são os painelistas:

- Juremir Machado da Silva – Jornalista, escritor, professor da PUC-RS, colunista do Correio do Povo, apresentador do programa Esfera Pública, na Rádio Guaíba.

- Guilherme de Azevedo – Professor e coordenador do curso de Direito da Unisinos, em Porto Alegre/RS. Doutor e Mestre em Direito Público pelo PPGD/Unisinos.

- Christa Berger – Jornalista, doutora em Ciências da Comunicação e professora aposentada da Ufrgs.

- Lucio Uberdan – Diretor da Bateia – Mineração de Dados- e acadêmico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atua, há mais de 10 anos, com comunicação política em ambiente de internet; trabalhou em campanhas políticas e administrações do país e do Estado, na área da comunicação digital.


21 de outubro (segunda-feira) a 11 de novembro - Ciclo de Debates em Educação

Às 18h30min, no Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1853, Porto Alegre)

O Ciclo de debates em educação é uma atividade que está sendo organizada pela Setorial de Educação do PT RS com a seguinte programação:

21/10: Os desafios da formação de professoras e professores em um período de incertezas

28/10: A educação integral como um horizonte da democratização da escola pública

04/11: Os Institutos Federais e um novo paradigma para a educação profissional

11/11: A organização das juventudes em tempos de bolsonarismo


21 (segunda-feira) a 27 de outubro (domingo)- Fórum e Feira Tupambaé

No Novo Lar (Av. Dom Bosco, 424, Viamão)

Terra, Alimento da Vida tem como valores básicos a agroecologia, cultura de paz, dignidade e auto-organização. Objetivamos possibilitar trocas nos mais diversos níveis e oportunizar a visibilidade de boas práticas em ações sociais, além de nos colocar como parceiros na proposição de políticas públicas que compartilhem destes valores. O Fórum pretende constituir-se como um espaço plural na territorialidade de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Este movimento não se pretende apenas regional/municipal, uma vez que vemos muitas iniciativas nesta mesma direção surgindo em várias partes do mundo. Ingressos a cada dia, no local, a R$ 5,00 Mais detalhes no site de divulgação: https://www.forumtupambae.org/


21 de outubro (segunda-feira) - Fronteiras do Pensamento: Conferência com Contardo Calligaris

Às 19h45, no Centro de Eventos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6.681, Porto Alegre)

Com trajetória marcada pela reflexão sobre a existência humana, o psicanalista e cronista Contardo Calligaris é o sétimo convidado do Fronteiras do Pensamento. A conferência ocorre no dia 21 de outubro, às 19:45, no Salão de Atos da PUC. Para mais informações sobre ingressos para comunidade acadêmica, escreva para: [email protected]

A trajetória de Contardo Calligaris é marcada pela reflexão sobre a existência humana. No consultório de psicanálise ou em seus textos e livros, Calligaris aborda as questões da adolescência e as angústias provocadas pelos desafios contemporâneos. Em 1985, veio ao Brasil para o lançamento de seu primeiro livro de psicanálise, Hipótese sobre o fantasma. Posteriormente, acabou fixando residência no País, onde mora até hoje. Publicou diversos livros, incluindo romances e uma peça teatral. Também criou a série de televisão intitulada Psi, exibida no canal a cabo HBO. Doutor em psicologia clínica pela Universidade de Provence, iniciou seus estudos nas áreas das letras e da filosofia. Em 1975, foi aceito como membro da Escola Freudiana de Paris, onde morou até 1989. Lecionou na Universidade Paris 8 e teve aulas com os filósofos franceses Roland Barthes e Michel Foucault, além de acompanhar os seminários ministrados pelo psicanalista francês Jacques Lacan, uma grande influência em sua formação. Além de atender nos seus consultórios em São Paulo e Nova York, é colunista da Folha de S.Paulo. Em seu trabalho, Contardo Calligaris aborda temas como cultura e psicanálise, em esp


22 de outubro (terça-feira) - De 64 à 2019: Lutando Contra o Fascismo - Roda de Conversa

Às 18h, na Casa de referência Mulheres Mirabal (Rua Souza Reis, 132. Bairro São João, Porto Alegre)

Na próxima terça-feira (22/10) receberemos Criméia de Almeida, Suzana Lisboa e Amelinha Teles na Casa de Referência da Mulher - Mulheres Mirabal às 18h para debater a luta das mulheres contra o fascismo. Criméia, Amelinha e Suzana são a história viva da resistência das mulheres brasileiras que lutaram contra a Ditadura Militar de 1964 e seguem lutando pela memória, verdade e justiça em nosso país.

A entrada será 1 quilo de alimento não perecível ou leite.


23 de outubro (quarta-feira) - Audiência Pública da CCDH sobre Políticas Públicas de Atenção à Saúde Reprodutiva em Contextos de Vulnerabilidade na Rede Pública de Saúde no RS

Às 9h30min, no Espaço de Convergência da Assembleia Legislativa do RS (Praça

Mal. Deodoro, 101 - Porto Alegre)


23 de outubro (quarta-feira) - As trajetórias de profissionais negros - Salão UFRGS 2019

Às 14h, no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados – ILEA/Ufrgs Campus do vale (Avenida Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43.322 – Agronomia, Porto Alegre)

Como atividade temática do Salão UFRGS 2019, a Coordenadoria de Ações Afirmativas promove a palestra sobre "As trajetórias de profissionais negros: desafios atuais e mercado de trabalho”. Essa mesa tem como objetivos apresentar o cenário regional do mercado de trabalho e destacar experiências de profissionais negros em suas diferentes trajetórias.

Convidados:

- Márcio Chagas - Ex-árbitro de futebol e comentarista de arbitragem da RBS TV;

- Dirceu Corrêa Jr.- CEO da Postmetria, plataforma Multicanal de Big Data;

- Raul Luís Assumpção Bastos - Economista do Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão - Seplag/RS

A mediação do evento ficará por conta de Edilson Nabarro - Diretor do Departamento dos Programas de Acesso e Permanência da UFRGS.


24 de outubro (quinta-feira) - Esquinas - Ciclo de debates | Demarcação de Terras Indígenas

Às 15h, na UFRGS - Campus Olímpico (Campus ESEFID da UFRGS - Rua Felizardo, 750, Porto Alegre)


24 de outubro (quinta-feira) - Mulheres na Ciência e Tecnologia

Às 10h, no Campus do Vale | Instituto de Informática da UFRGS | Auditório Inferior do prédio 43413(67) (Av. Bento Gonçalves, 9500 - Agronomia, Porto Alegre)

O coletivo program.ada - Mulheres da Computação convida Marcia Barbosa, professora titular do Instituto de Física da UFRGS, vencedora do Prêmio L'Oréal-UNESCO para Mulheres em Ciência (2013) e membra da Acadêmica Brasileira de Ciências. Evento aberto para todos os públicos.


26 de outubro (sábado) - 2º Aniversário do Memorial Luiz Carlos Prestes

Às 17h, no Memorial Luiz Carlos Prestes, Av Ipiranga n°10 (esquina com Edvaldo Pereira Paiva, centro, Porto Alegre)

Programação:

Memória e História: Entrega solene do livro " Marchas e Combates" escrito por Lourenço Moreira Lima.

Artes Plásticas: Caio Batista expõe "Estudos sobre os Concheiros"

Literatura: Sessão de autógrafos do livro " A Coluna Prestes passou por Aqui"

Música: Cláudio Sander com El Trio.


28 de outubro (segunda-feira) - Seminário “Gênero, Discriminação e Branquitude”

Às 19h, na Femargs (Rua Rafael Saadi, 87 - Menino Deus, Porto Alegre)

O evento, apoiado pela Femargs, tem o objetivo de debater e discutir o racismo estrutural na sociedade brasileira. A mesa será presidida pela presidenta da AJD, Valdete Souto Severo, e terá mediação da juíza Karen L. de Souza Pinheiro. O evento contará com os seguintes palestrantes:

- Luana Pereira. Mestre em Sociologia e Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais, ambos pela UFRGS. Advogada antidiscriminatória no Pereira e Miranda.

Tema: Gênero, raça e classe nas vivencias das mulheres em situação de violência.

- Gleidson R. Martins Dias. Movimento Negro Unificado. Especialista em Direito Público

Tema: ADO 26 e a criminalização da LGBTfobia: quais os desdobramentos jurídicos e políticos numa analise antirracista.

- Edileny Tomé da Mata. Doutor pela Universidad Pablo de Olavide (Sevilla – Espanha). Instituto Joaquín Herrera Flores.

Tema: Branquitude e privilégios no sistema de justiça.

Com participação do coletivo Meninas Crespas. O evento é aberto e não é necessária inscrição prévia

 

Edição: Marcelo Ferreira