Paraná

Conselho tutelar

Candidata mais votada em Colombo (PR) fez campanha dentro de equipamentos públicos

Denúncia sobre uso da máquina administrativa foi protocolada por candidatos que pedem cancelamento da eleição

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

Eleitores e pelos menos cinco candidatos pedem o cancelamento das eleições em Colombo
Eleitores e pelos menos cinco candidatos pedem o cancelamento das eleições em Colombo - Reprodução

Apesar de a eleição para o cargo de Conselheiro Tutelar em Colombo não ter sido cancelada, como em outras cidades do Paraná, eleitores e pelos menos cinco candidatos pedem o cancelamento. Denúncias sobre inúmeras irregularidades e infrações graves foram protocoladas junto ao Ministério Público e a Prefeitura.

Entre estas denúncias, a mais grave envolve a candidata mais votada, Valéria Alberti, que, segundo relatos comprovados por vídeos, teria feito campanha com o auxílio da Prefeitura e em equipamentos públicos, gerando descumprimento ao próprio Edital da Eleição para o Conselho Tutelar. Segundo o item 12.1 do Edital da Eleição para Conselho Tutelar, em Colombo, “a propaganda eleitoral em vias e logradouros públicos observará, por analogia os limites impostos pela legislação eleitoral, garantindo igualdade de condições a todos os candidatos”. 

Uma das candidatas, que fez a denúncia e não quis se identificar, disse que outros candidatos não puderam estar em equipamentos públicos ou tiveram qualquer tipo de convite. “Há total ajuda da máquina da Prefeitura para a que teve mais votos. E temos como comprovar com o vídeo de agradecimento em que ela cita todas estas ajudas e visitas,” disse.  

O Brasil de Fato Paraná teve acesso a esse vídeo e, nele, a candidata, em frente a funcionários da Prefeitura, agradece os votos e lista alguns equipamentos e eventos ligados à Prefeitura em que foi convidada para pedir votos. Ela verbaliza que, a convite de um professor, esteve em uma reunião de mais de 200 pais em uma escola pública e também relata que, a convite de Osni Mendes, coordenador do CEU das Artes, realizou campanha no local.  

No vídeo, ela diz: “O Professor Cesar me levou em sua escola com mais de 200 pais presentes. Depois o Osni me levou no CEU das Artes. Fomos caras de pau pedindo voto descaradamente. Quando a gente pede voto para vereador, prefeito, o povo torce o nariz. Não é fácil pedir voto, convencer". Um dos funcionários, que não conseguimos identificar, chegou a dizer que "agora vamos fazer campanha para que ela seja presidente do conselho tutelar” 

Além dessa denúncia, outras irregularidades relatadas por eleitores também foram protocoladas junto ao MP, constituindo material para o cancelamento da eleição. 

Confira o vídeo:

 

Edição: Lia Bianchini