Minas Gerais

Urgente

Projeto de Lei pode acabar com 3º maior reservatório da Região Metropolitana de BH

Prefeito de Contagem quer urbanizar Vargem das Flores. Segundo estudo, proposta acabaria com vida da bacia em 23 anos

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Projeto caminha mesmo após Governo de Minas confirmar possibilidade de racionamento de água no estado em 2020
Projeto caminha mesmo após Governo de Minas confirmar possibilidade de racionamento de água no estado em 2020 - Foto: Divulgação Prefeitura de Contagem

Uma audiência que debaterá o futuro da lagoa Vargem das Flores acontece nesta quarta-feira (23), a partir das 19h, na Câmara Municipal de Contagem (Praça São Gonçalo, 18 – Centro). A bacia hidrográfica, que fica entre os municípios de Betim e Contagem e é um dos principais reservatórios de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), corre o risco de ser urbanizada desde 2017 pela gestão do atual prefeito contagense Alex de Freitas (PSDB).

A proposta sugere que a área deixe de ser rural para dar lugar a indústrias e empreendimentos imobiliários de grande porte e já foi implementada no Plano Diretor da cidade.

Entenda

Agora, a audiência tratará do Projeto de Lei Complementar 19/2019, de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo de Contagem, que detalha, confirma e regulamenta o Plano Diretor.

Moradores, autoridades e associações em defesa do meio ambiente denunciam que as mudanças podem destruir as matas responsáveis pela manutenção das águas das mais de 500 nascentes do local, além de causarem a morte da fauna e da flora da região.

"No Plano Diretor, houve o fim das áreas rurais. Elas se transformaram em áreas de expansão urbana e os terrenos que eram de 20 mil metros passaram para 2 mil com a regra de multifamiliar. A prefeitura já está separando os lugares para a construção dos prédios lá”, relata Cristina Oliveira, do movimento SOS Vargem das Flores e da Frente Brasil Popular do município. De acordo com estimativa do SOS Vargem das Flores, serão mais de 900 mil pessoas residindo na região daqui a 50 anos.

Alerta

Um estudo encomendado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) à Fundação Coppetec, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atesta que caso o projeto seja aprovado, em 23 anos o reservatório estaria completamente assoreado, ou seja, com a quantidade de água reduzida drasticamente ou até seco.

O documento afirma, ainda, que durante o período de vida útil da lagoa a qualidade da água tende a piorar "devido ao aumento significativo de cargas de esgoto doméstico que afluem no reservatório".

Minas sem água

No dia 17 deste mês, o Governo de Minas admitiu a possibilidade de racionamento de água na RMBH a partir de março de 2020, assim como o crime cometido pela Vale em Brumadinho segue causando temor sobre a interrupção do abastecimento.

Neste cenário, mobilizações acontecem em todo o estado contra a urbanização da Vargem das Flores. Movimentos sociais, sindicatos, ONGs e diversas organizações se posicionaram contra a medida. Na segunda (21), a Arquidiocese de Belo Horizonte entregou uma carta oficial à Câmara Municipal de Contagem, na qual classificou a lagoa como “bem inestimável” e declarou que protegê-la “representa hoje uma responsabilidade imperiosa”.

Edição: Elis Almeida