Paraná

Governo do Paraná

Funcionários da Copel aprovam paralisação em 6 de novembro

Sindicatos vão solicitar reabertura da mesa de negociação

Curitiba (PR) |
90% dos votantes rejeitaram proposta da empresa
90% dos votantes rejeitaram proposta da empresa - Comunicação Coletivo Copel

“Não à perda de direitos”. Essa foi a resposta dos copelianos à proposta da empresa que corta 1/3 do abono de férias e ainda propõe estabelecer modelo de remuneração variável. Em votação histórica, com a participação de 5151 dos funcionários, 4651 recusaram a minuta apresentada e aprovaram paralisação no dia 6 de novembro caso a direção não retome as negociações. A recusa é equivalente a 90,29% dos votos. Agora, a Copel será informada do resultado da votação nesta sexta-feira (25). Os sindicatos vão pedir a reabertura da mesa de negociação e apresentar novas demandas dos empregados.

A proposta da Copel rejeitada previa reposição salarial, auxílio alimentação, vale lanche, auxílio PCD reajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período (2,92%), retirada da cláusula que trata do abono salarial, retirada do abono de férias (1/3) e do piso de férias (com manutenção apenas o 1/3 constitucional). O presidente da Copel, Daniel Slaviero Pimentel, ainda queria avançar em um modelo de remuneração variável.

“Neste ano, a empresa está propondo um modelo diferente por acreditar na transição de salário, mais PLR, mais abonos fixos para salário, mais PLR, mais remunerações variáveis. Eu tenho a convicção que a remuneração variável está em linha com as melhores práticas do mercado e que todas as empresas do setor elétrico fazem. Esse modelo é o melhor e mais moderno”, disse o presidente.

Rejeição histórica
A rejeição à proposta aconteceu após longo processo de mobilização dos copelianos, entre a formalização da pauta dos trabalhadores e a votação, apurada no dia 24 de outubro. Diversas etapas foram percorridas, resultando em uma votação expressiva dos trabalhadores. Dos atuais 7017 funcionários com direito a voto, 5151 votaram, representando uma participação de 73%.

O resultado final foi:
Sim 495 votos (9,61%)
Não 4651 votos (90,29%)
Branco 3 votos (0,06%)
Nulo 0 votos
Abstenção 2 votos (0.06%)
5151 votos válidos (73% dos representados pelas 11 entidades)

A direção da Copel será comunicada do resultado da votação. A categoria deliberou também pela paralisação de um dia em 6 de novembro. Agora, os sindicatos informam a empresa do resultado e solicitam a reabertura das negociações.

Caso a empresa reabra a negociação, a manifestação pode ser suspensa. Se a empresa se recusar a negociar, além do ato no dia 6, não está descartada uma greve. Para isso, os trabalhadores devem permanecer mobilizados.

Edição: Lia Bianchini