Pernambuco

CINEMA

Thriller pernambucano, filme Recife Assombrado tem cidade como personagem

Colocando na tela as histórias das assombrações recifenses, filme tem estréia prevista para novembro

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Lugares assombrados também ganham espaço no filme, como a Praça Chora Menino, na Boa Vista
Lugares assombrados também ganham espaço no filme, como a Praça Chora Menino, na Boa Vista - O Recife Assombrado

20 anos depois de sair do Recife, Hermano (Daniel Rocha) precisa encarar os seus traumas do passado e retornar à cidade após o desaparecimento do seu irmão. Neste processo, ele enfrenta problemas vinculados ao passado da família e descobre uma cidade que, ao anoitecer, fica assustadora. Esse é o enredo do filme Recife Assombrado, com direção de Adriano Portela e produção da Viu Cine, que leva para as telas de cinema uma trama que envolve as lendas da capital pernambucana, como perna cabeluda, papa-figo e galega de Santo Amaro. Além delas, lugares assombrados também ganham espaço no filme. A Praça Chora Menino, na Boa Vista, e a Cruz do Patrão, no Bairro do Recife, são dois espaços importantes no enredo.

A ideia de produzir um filme que juntasse elementos históricos da cidade com personagens do universo fantástico surgiu ainda em 2015, como explica o diretor Adriano Portela “Eu assisti uma oficina sobre monstros na literatura lá em Garanhuns e tive a idéia de catalogar essas assombrações num longa-metragem, porque já tem livro, tem muitos curtas, mas não tem nenhum longa”. O projeto começou a ganhar vida com apoio financeiro da Agência Nacional do Cinema (Ancine) em 2017. Com roteiro de Ulisses Brandão e Bruno Antônio, a história foi desenvolvida em parceria com André Balaio e Roberto Beltrão, do site O Recife Assombrado. 

Classificado pelo diretor como um thriller, o filme carrega elementos de suspense, tensão e clímax com elementos sobrenaturais “A gente trabalha muito com essa tensão psicológica, com esse suspense dos personagens estarem ou não na nossa imaginação”, explica Portela. O elenco é formado pelo protagonista Daniel Rocha, com passagem em novelas como Avenida Brasil; Pedro Malta; Marcio Fecher, pernambucano que atuou no filme Bacurau; Rayza Alcântara, pernambucana que atuou novela Velho Chico, da Rede Globo; e Germano Haiut, que tem atuação nos filmes O ano em que meus pais saíram de férias, Baile Perfumado e Quincas Berro d’água. 

 

O diretor avalia que tem sido uma boa safra do cinema pernambucano, mesmo com os problemas no financiamento “Tem sido uma bola leva. Eu costumo dizer que peguei um dos últimos editais na Ancine, porque agora a gente está num momento delicado do cinema nacional por questões políticas e governamentais, mas vínhamos numa safra boa, não sei como será daqui pra frente, mesmo com esse problema político o cinema pernambucano está em ascensão”.

Com lançamento no dia 21 de novembro, o filme vai rodar as principais salas de cinema do Recife, como o Cine São Luiz, o Cinema da Fundação e também salas em shoppings espalhados pela cidade. Segundo Adriano, uma estratégia para fazer as exibições nos cinemas de todo o estado vem sendo pensada. Além disso, a proposta é garantir também a estreia em cidades do interior, a exemplo de Caruaru e Bezerros, cidades que também receberam as gravações do longa.

Edição: Monyse Ravenna