Paraíba

DEMOCRACIA SOB ATAQUE

ABJD Paraíba realiza seminário para discutir o sistema de Justiça

Evento é fundamental para debater e pensar a realidade do Brasil atual

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Evento será, além de seminário, o primeiro encontro estadual da ABJD, seção Paraíba.
Evento será, além de seminário, o primeiro encontro estadual da ABJD, seção Paraíba. - Reprodução

Com o tema “Do Sistema de Justiça que temos ao Sistema de Justiça que queremos”, o núcleo paraibano da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) realizará nos dias 30 e 31 de outubro, no auditório do Centro de Tecnologia da UFPB, seu primeiro Seminário e Encontro Estadual,  com palestras e uma mesa redonda com membros de diversos movimentos sociais. 

“A realização do 1º Seminário e Encontro da ABJD/PB tem elevada   importância, especialmente nesse grave momento de crise ética e institucional em que vivemos, com graves revelações de manipulação e aparelhamento por grupos de interesse privado, das instituições que compõem esse sistema.  Tal evento objetiva começar a construir uma proposta coletiva de ‘um outro sistema de Justiça’”, ressaltou o advogado Alexandre Guedes, coordenador executivo da associação.

O seminário pretende levantar questões para uma futura Reforma do Estado brasileiro. Para Alexandre Guedes, as discussões serão importantes porque para que as instituições que compõem esse sistema funcionem com monitoramento e controle externo, como instrumentos de democracia participativa, garantindo a paridade entre representações e instituições e entre entes do Poder Público com ONGs e movimentos sociais. “Será o início de   uma construção coletiva, amparada no Direito Comparado, na Constituição Federal e nas melhores práticas dos sistemas existentes, que servirão de paradigma para a conquista dessa Reforma”, disse

Durante o evento ocorrerá o lançamento do livro "Relações Obscenas", no qual 60 autores em mais de 420 páginas tratam sobre as revelações do site "The Intercept”, que ficou conhecida como “Vaza Jato”, mostrando a parcialidade e corrupção existente na Operação Lava Jato que condenou sem provas o ex-presidente Lula. O valor do livro é R$ 90,00 e a autora Gisele Cittadino, uma das palestrantes no evento de abertura, estará disponível para autógrafos.

No seminário será realizado o lançamento da Campanha "Moro Mente", de âmbito nacional da ABJD que visa mostrar à população quais foram as violações de direitos cometidas pelo ex-juiz, e apontar as mentiras que ele conta para justificar sua atuação criminosa durante a Lava Jato.

As inscrições para o 1º Seminário e Encontro Estadual da ABJD – Núcleo Paraíba são gratuitas e estão sendo feitas no endereço: https://www.sympla.com.br/abjdpb )
 

Edição: Heloisa de Sousa