Pleito

Boca de urna indica 2º turno nas eleições presidenciais do Uruguai

Após a divulgação das pesquisas, candidato de esquerda pediu 'consciência' para a população escolher o mais preparado

|
Daniel Martínez e Luis Lacalle Pou vão disputar 2º turno no Uruguai
Daniel Martínez e Luis Lacalle Pou vão disputar 2º turno no Uruguai - Foto: Reprodução

Pesquisas de boca de urna divulgadas na noite deste domingo (27/10) indicam a formação de um 2º turno nas eleições presidenciais no Uruguai entre o candidato de esquerda, Daniel Martínez, e o opositor Lacalle Pou, do Partido Nacional, de direita.

Continua após publicidade

Segundo sondagem realizada por diversas empresas de pesquisa, o governista Martínez conquistou entre 39,7% e 40% dos votos, contra 29,4% do direitista Pou.

Após a divulgação das pesquisas, o candidato da FA pediu "consciência" para a população escolher o mais preparado para governar o país. 

"Cada um, com sua consciência, terá que avaliar quem são as pessoas melhor preparadas", disse. Segundo Martínez, o partido governista já iniciou "o caminho do diálogo". "Não para fazer a velha política de fazer alianças com base na divisão de cargos, mas sim com base em ideias", afirmou.

De acordo com a lei eleitoral uruguaia, uma vitória no primeiro turno só seria possível se algum candidato alcançasse 50% mais um dos votos. O segundo turno está previsto para acontecer no dia 24 de novembro.

Quase 2,7 milhões de uruguaios foram às urnas neste domingo para escolher o próximo presidente do país.


 

Edição: Opera Mundi