Rio Grande do Sul

SERVIÇO

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 28 de outubro de 2019
Agenda da semana do dia 28 de outubro de 2019 - BdF

28 de outubro (segunda-feira) - Seminário "Mudanças no mundo do trabalho e os desafios para reestruturar o movimento sindical"

Às 9h, na sede do Sindipolo (Av. Júlio de Castilhos, 596/8° andar, centro, Porto Alegre).

O seminário sobre relações sindicais “Mudanças estruturais no mundo do trabalho: Desafios para a reestruturação do movimento sindical e do sistema de negociação coletiva” é promovida pela Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) e terá como palestrantes o sociólogo e diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio; o coordenador da Comissão de Negociação da CCT do Simers, Edison Hauser; o vice presidente do Sinmetal, coordenador da Comissão de Negociação da CCT do Sinmetal e vice coordenador da Contrab-FIERGS, Guilherme Scozziero o secretário de Finanças da FTM-RS, Milton Viário.


28 de outubro (segunda-feira) - Seminário “Gênero, Discriminação e Branquitude”

Às 19h, na Femargs (Rua Rafael Saadi, 87 - Menino Deus, Porto Alegre)

A AJD realiza no dia 28/10 o seminário “Gênero, Discriminação e Branquitude”, na Femargs (Fundação Escola da Magistratura do Trabalho do Rio Grande do Sul João Antônio Guilhembernard Pereira Leite). O evento, apoiado pela Femargs, tem o objetivo de debater e discutir o racismo estrutural na sociedade brasileira.

A mesa será presidida pela presidenta da AJD, Valdete Souto Severo, e terá mediação da juíza Karen L. de Souza Pinheiro. O evento contará com os seguintes palestrantes:

— Luana Pereira. Mestre em Sociologia e Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais, ambos pela UFRGS. Advogada antidiscriminatória no Pereira e Miranda.

Tema: Gênero, raça e classe nas vivencias das mulheres em situação de violência.

— Gleidson R. Martins Dias. Movimento Negro Unificado. Especialista em Direito Público

Tema: ADO 26 e a criminalização da LGBTfobia: quais os desdobramentos jurídicos e políticos numa analise antirracista.

— Edileny Tomé da Mata. Doutor pela Universidad Pablo de Olavide (Sevilla – Espanha). Instituto Joaquín Herrera Flores.

Tema: Branquitude e privilégios no sistema de justiça.

Com participação do coletivo Meninas Crespas

O evento é aberto e não é necessária inscrição prévia


28 de outubro (segunda-feira) - Do Equador ao Haiti: A Revolta Popular Contra o Aumento do Custo de Vida

Às 19h30min, no Ateneu Libertário A Batalha da Várzea (Rua Lobo da Costa, 147, Azenha, Porto Alegre)

Promovido pela Federação Anarquista Gaúcha - FAG, o encontro terá como debatedores Onir Araujo - Advogado e militante da Frente Quilombola e Bruno Lima Rocha - cientista político e professor de relações internacionais.


30 de setembro (quarta-feira) - Palestra Desafios e perspectivas do movimento sindical num contexto de mudanças

Às 14h, no Auditório do Sindipolo (Av. Júlio de Castilhos, 596, Centro Histórico, Porto Alegre)

Palestrante: Fausto Augusto Júnior - Coordenador de Educação do Dieese e professor da Escola Dieese de Ciências do Trabalho


30 de setembro (quarta-feira) - Queimadas: Questões socioambientais e sustentabilidade

Às 14h, no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados - ILEA/Ufrgs Avenida Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43.322 - Campus do Vale, Porto Alegre

O ILEA convida todas e todos para a mesa "Queimadas: questões socioambientais e sustentabilidade" do 14º Ciclo de Conferências em Ciências e Humanidades.

Tendo em vista a ampla preocupação nacional e internacional em relação ao problema das queimadas na Amazônia e as crescentes taxas de desmatamento, propomos esta discussão para esclarecer mitos e verdades sobre este assunto tão atual e pensar possíveis soluções para o desenvolvimento econômico sustentável.

A mesa de debates será composta pela professora Ana Paula Rovedder (Engenharia Florestal/UFSM), pela professora Lorena Fleury (PPGS/UFRGS) e pelo licenciador ambiental Pablo Rodrigues, da prefeitura municipal de Triunfo.

As inscrições ocorrerão no local e data do evento. Haverá certificado de participação.


30 de setembro (quarta-feira) - Papo Justo com Raquel Kubeo - Identidade Indígena

Às 19h, no Justo (Escadarias da Borges de Medeiros 741, Porto Alegre)

O Papo Justo de Outubro traz um dos temas mais urgentes da atualidade. A Raquel Rodrigues do povo Kubeo vem falar sobre a identidade indígena.

Natural de Manaus-AM, mulher indígena ativista pelos direitos dos povos originários do Brasil, pedagoga e mestranda em Educação (UFRGS), co-fundadora do Terá Coletiva Terratral, ela atua como atriz, performer, bailarina e facilitadora de oficinas educativas e artísticas como o “Teatro de Tapera” e também em projetos com foco nas vivências entre mulheres indígenas.

Em 2019 participou da Primeira Marcha das Mulheres Indígenas organizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – (APIB) com outras 2500 mulheres de mais de 100 povos indígenas do Brasil, onde entrevistou lideranças como Sonia Guajajara e Joenia Wapichana. Atua nos diversos espaços e instituições, rodas de conversa e palestra sobre a causa indígena, descolonização e política.

O Papo Justo é promovido pelo Justo e pela Agência Flecheira acontece nas escadarias do Viaduto Otávio Rocha com entrada franca.


30 de setembro (quarta-feira) - Painel: Mídia e democracia

Às 19h30min, no Sintrajufe/RS (Rua Marcílio Dias, 660, Porto Alegre)

Em meio à difícil conjuntura do país, o Sintrajufe/RS realiza um debate fundamental neste momento. No dia 30 de outubro, o sindicato promove a retomada das Conversas Impertinentes, dessa vez com o painel "Mídia e democracia". Será às 19h30min, no Salão Multicultural Alê Junqueira, na sede (rua Marcílio Dias, 660).

Serão três painelistas: o jornalista Juremir Machado, colunista do jornal Correio do Povo e apresentador do programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba; o também jornalista Moisés Mendes, ex-repórter, editor e colunista do jornal Zero Hora; e a jornalista Vera Daisy Barcellos, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul.

A entrada é gratuita e a atividade é aberta à comunidade. Haverá ainda transmissão do painel ao vivo pela página do Sintrajufe/RS no Facebook.


31 de outubro (quinta-feira) - I Seminário Local de Direito à Cidade

Às 8h, na FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público RS (Rua Cel. Genuíno, 421 - Centro Histórico, Porto Alegre)

O I Seminário Local de Direito à Cidade, evento do Circuito Urbano 2019, promovido pela ONU Habitat Brasil tem por objeto conscientizar a comunidade acadêmica e sociedade civil acerca da atual urdidura dos problemas relacionados ao planejamento urbano, bem como promover debate multilateral com agentes políticos, técnicos, acadêmicos e da sociedade civil a respeito de: desenvolvimento sustentável; instrumentos urbano-políticos inovadores; importância da adequada reformulação dos planos diretores; o papel do poder legislativo na fiscalização das ações do poder executivo municipal; a atuação do Ministério Público na tutela da efetivação do direito de acesso à cidade.


31 de outubro (quinta-feira) - Frente Ampla pelo Brasil

Às 17h30min, no Auditório Dante Barone, Assembleia Legislativa, Praça Marechal Deodoro, 101, Centro, Porto Alegre

Evento em defesa da Constituição de 1988 e da Democracia, afim de comemorar os 31 anos da promulgação da Constituição Cidadã de 1988 e unir forças na defesa da Democracia, diversas entidades da sociedade civil e movimentos sociais estarão reunidas debatendo assuntos referentes ao momento político atual.

Palestrantes: Maria Lúcia Fatorelli - Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida; Paulo Paim - Senador; Gerusa Pena - presidente da UEE; e Eduardo Moreira - Economista.


31 de outubro (quinta-feira) - Novos cenários no continente: As eleições na Argentina, Bolívia e Uruguai

Das 19h às 22h, no Centro Cultural da UFRGS (Rua Engenheiro Luiz Englert, 333 - Farroupilha, Porto Alegre)


31 de outubro (quinta-feira) - A política em julgamento: O papel do STF na democracia

Às 16h, no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados - ILEA/Ufrgs (Avenida Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43.322 - Campus do Vale, Porto Alegre)

O ILEA convida todas e todos a participarem da mesa "A política em julgamento: O papel do STF na democracia" do 14º Ciclo de conferências estudos avançados em ciências e humanidades.

Para debater teremos a presença do professor Fabiano Engelmann (PPG Ciência Política - UFRGS) e da professora Roberta Baggio (PPG Direito UFRGS). Além dos professores Diego Werneck (INSPER) e Fernando Fontainha (IESP/UERJ).

As inscrições acontecerão na hora e local do evento. A atividade é gratuita e terá certificado de participação.


04 de novembro (segunda-feira) - Os desafios da formação de professoras e professores em um período de incertezas

Às 18h30min, no Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1853, Porto Alegre)


04 (segunda-feira) a 06 (quarta-feira) de novembro - IX Ciclo De Debates Jurídicos Sobre Diversidade

Às 17h30min, no Auditório do Prédio 11, do Direito PUCRS (Av. Ipiranga, 6681, Prédio 11, Porto Alegre)

Nos dias 04, 05 e 06 de novembro no auditório do Prédio 11 (DIREITO PUCRS) acontecerá o IX Ciclo de Debates Jurídicos Sobre DIVERSIDADES. O objetivo do Ciclo é fomentar o debate sobre temas atuais do Direito entre a rede de pesquisadores do GESEG - Grupo de Pesquisa em Gestão Integrada da Segurança Pública (CNPq), coordenado pela Professora Clarice Beatriz da Costa Söhngen, a comunidade acadêmica da PUCRS e todos os interessados.

Programação:

04/11 - 17h30min às 19h30min

"Migrações forçadas e acesso à moradia: ausência de políticas de acolhimento em Porto Alegre"

Gustavo Oliveira de Lima Pereira – Doutor em Filosofia pela PUCRS. Mestre em Direito pela UNISINOS. Professor da Escola de Direito da PUCRS e em diversos Cursos de Pós-graduação. Coordenador do SADHIR. Serviço de Assessoria em Direitos Humanos para Imigrantes e Refugiados, vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica da PUCRS.

Georgio Endrigo Carneiro da Rosa - Defensor Público Federal, Coordenador do GT-Rua Porto Alegre da DPU-RS, Graduado em Direito pela PUCRS. Atualmente estudante de graduação em Políticas Públicas na UFRGS.

05/11 - 17h30min às 19h30min

“A inclusão das mulheres no mercado de trabalho: obstáculos e conquistas”

Bruna Almeida – Profissional de Marketing, Especialista em Gestão de Pessoas e Formação de Líderes, Especialista em Empreendimentos Solidários e Negócios de Impacto Social, Especialista em Inovação.

Magda de Araujo Prates, advogada, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), pós graduanda em Penal e Processo Penal pela Escola Paulista de Direito (EPD), membra da Comissão Especial da Igualdade Racial da OAB/RS Seccional Porto Alegre (CEIR), Coordenadora do GT Mulheres e Raça da CEIR, Diretora Executiva da Associação Nacional da Advocacia Negra Núcleo RS.

06/11 - 17h30min às 19h30min

“Da despatologização ao acesso à saúde pela população trans: causas e efeitos”

Carolina Parisotto – Mulher trans advogada, pesquisadora e ativista pelos direitos humanos das pessoas trans. É pós-graduanda em Mediação e Constelações Familiares pela PUCRS, facilitadora de Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz pela AJURIS e advogada na Igualdade/RS - Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul.

Sofia Favero - graduada em psicologia, mestranda em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), integrante do Núcleo de Pesquisa em Gênero e Sexualidade) e da Associação e Movimento Sergipano de Transexuais e Travestis (AMOSERTRANS).

Coordenadora: Clarice Beatriz da Costa Söhngen

Comissão Coordenadora: Bruno Costa, Marcelli Cipriani, Danielle Bordignon, Marlene Spaniol, Maralice Xavier, Ivana Giovanaz, Anna Ortiz Borges, Marcus Peçanha, Matthaus Schmitt, Christine Rondon, Bárbara Sauzem e Giovana Fonseca.

Edição: Marcelo Ferreira