Espaço sindical

Guarda municipal de Natal (RN) cobra criação de um plano de carreira

Sindicalistas promoveram audiência pública e pediram uma maior atenção para a categoria no Rio Grande do Norte

Brasil de Fato | Natal (RN) |
Parlamentares e instituições discutiram segurança pública em audiência convocada pelo Sindguardas
Parlamentares e instituições discutiram segurança pública em audiência convocada pelo Sindguardas - Bruna Torres

Em uma audiência pública promovida pelo Sindicato de Guardas Municipais do Estado do Rio Grande do Norte (Sindguardas), o ex-secretário nacional de segurança pública, Ricardo Balestreri, esteve em Natal para discutir segurança pública e direitos humanos. O evento aconteceu na Câmara Municipal, reunindo parlamentares e guardas municipais, com intuito de discutir o plano de carreira da categoria no estado.
Durante a audiência, representantes da categoria lembraram que, atualmente, a guarda municipal garante o exercício de inúmeras atividades, apesar do baixo efetivo de trabalhadores. Por isso, apontaram a necessidade em haver um maior reconhecimento com a guarda, por meio da criação de um plano de carreira. Só em 2018, a categoria atendeu quase 300 ocorrências convocadas pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP).
Além disso, Ricardo Balestreri ressaltou a necessidade em dar, à guarda municipal, a mesma atenção dada às polícias e aos bombeiros, no que diz respeito a bolsas, cursos de formação, cursos em parceria com as universidades e programas de pós-graduação.
A audiência também contou com a participação de instituições e representantes do Poder Público, como a secretária Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas, e o vereador Paulinho Freire (PSDB).

Edição: Isadora Morena