Pernambuco

Memória

Emiliano José lança biografia de Waldir Pires no Recife nesta sexta (01)

Emiliano é autor de “Marighella, o Inimigo Número Um da Ditadura Militar” e co-autor de “Lamarca, o capitão da Guerrilha

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Waldir Pires era baiano de Acajutiba
Waldir Pires era baiano de Acajutiba - Arquivo Controladoria Geral da União

Nesta sexta (01) o escritor Emiliano José lança no Recife a “Biografia de Waldir Pires – Volume 2”. Waldir nasceu em Acajutiba, na Bahia. Formado em Direito, foi deputado estadual e federal, além de Consultor-Geral da República no Governo João Goulart. Com o Golpe Militar, foi exilado e em 1979 regressou ao Brasil, sendo posteriormente governador da Bahia, Ministro da Previdência, Ministro da Defesa. Agora, ele vem ao recife lançar o segundo volume da biografia, que teve o primeiro volume lançado em 2018.

Emiliano tem 13 livros publicados e exerceu ainda mandatos de vereador, deputado estadual e deputado federal pelo PT, em Salvador. Foi também professor de Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. O militante escreveu o livro “Lamarca, o capitão da Guerrilha”, foi utilizado como base para filme Lamarca (1994) e a a conhecida biografia “Marighella, o Inimigo Número Um da Ditadura Militar”.

O lançamento, promovido pela Fundação Perseu Abramo (FPA) e Secretaria de Cultura do PT Pernambuco ocorre às 18h, no Armazém do Campo, que fica na Av. Martins de Barro, 387, bairro Santo Antônio, Recife. 
 

Edição: Monyse Ravena