Pernambuco

QUAL É O BAIRRO

Fundado às margens do rio, Beberibe tem registros de povoações desde o século XVIII

O bairro foi palco de revoltas como a Convenção do Beberibe e a Revolução Praieira

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Uma das localidades mais antigas da cidade remonta ao século XVI e possui também o nome de Beberibe porque é banhada pelo rio
Uma das localidades mais antigas da cidade remonta ao século XVI e possui também o nome de Beberibe porque é banhada pelo rio - Divulgação

No início do período colonial, o rio Beberibe banhava as propriedades, passava pelo município de Olinda, banhava as povoações de Beberibe e ia correndo ao encontro do Capibaribe, no extremo meridional da ilha de Santo Antônio. Uma das localidades mais antigas da cidade remonta ao século XVI e possui também o nome de Beberibe porque é banhada por esse rio.

Em 1535 uma extensa propriedade abrangendo áreas dos atuais bairros de Casa Forte, da Várzea e de Beberibe era gerida por Diogo Gonçalves, auditor da Capitania. Em 1637, a propriedade foi confiscada e vendida pelos holandeses. Após sua expulsão, as terras foram devolvidas e foi se passando a explorar as madeiras de suas matas e a fabricar carvão vegetal.

O povoamento do bairro começou de forma expressiva só no século XVIII, com casas, pequenas lavouras e a capela de Nossa Senhora da Conceição do Beberibe. O bairro foi palco de revoltas como a Convenção do Beberibe e a Revolução Praieira, deu origem aos bairros Água Fria, Fundão e Cajueiro e hoje conta com 8.856 habitantes, sendo 66,73% autodeclararados negros e com famílias com renda familiar mensal média de R$ 1.038,23.

Edição: Monyse Ravenna