Educação

Mais de 5 milhões de brasileiros fazem prova do Enem 2019 neste domingo (3)

No ano passado, apenas 0,5% dos estudantes com melhores notas no exame eram de baixa renda

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Neste domingo, serão 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e uma redação
Neste domingo, serão 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e uma redação - Agência Brasil

A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 é aplicada neste domingo (3) em mais de 1,7 mil cidades brasileiras. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, são cerca de 5,2 milhões de inscritos, dos quais 2,4 milhões farão a prova pela primeira vez.

As últimas edições do Enem evidenciaram o abismo entre os estudantes de alta e baixa renda. Dos 172 mil que obtiveram as melhores notas no ano passado, apenas 919 eram de baixa renda, segundo levantamento divulgado pelo jornal Valor Econômico. Entre os 5% melhores do Enem, quase 30% têm mãe que cursou ao menos o ensino superior. O percentual cai para 5,8% entre os de baixa renda.

Horários

12h: Abertura dos portões
13h: Fechamento dos portões
13h30: Início da aplicação das provas
15h30: Início do período em que os estudantes podem deixar o local de prova
19h: Término do período de aplicação do exame

Para fazer a prova, é obrigatório apresentar documento de identificação original e com foto, como RG, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte, carteira de motorista e de registro nacional migratório.

:: Leia mais: O que devo levar para o local de prova? ::

Além de servir para o governo federal avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio, a realização do exame permite que os candidatos com melhores notas ingressem no ensino superior em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou obtenham financiamento por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Dezenas de universidades particulares também utilizam o exame como vestibular, e universidades sediadas em Portugal que fazem parceria com o governo brasileiro têm a apresentação da nota da prova como pré-requisito.

Neste domingo, serão 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e uma redação. A aplicação da prova terá cinco horas e trinta minutos de duração.

No dia 10, ocorre a segunda etapa, com 45 questões Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. O tempo máximo de conclusão da prova será de cinco horas.

Edição: Daniel Giovanaz