Rio Grande do Sul

Serviço

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 4 de novembro de 2019
Agenda da semana do dia 4 de novembro de 2019 - BdF

04 de novembro (segunda-feira) - Audiência Pública UERGS - Situação Atual e Alternativas de Financiamento

Às 14h, no Memorial Legislativo - Rua Duque de Caxias, 1029, Centro Histórico, Porto Alegre


04 de novembro (segunda-feira) - Lançamento da Frente Parlamentar Mista do Livro, da Leitura e da Escrita, do Congresso Nacional, com a deputada Fernanda Melchionna e convidados

Às 17h, no Teatro Carlos Urbim - Av. Sepúlveda, Centro, Porto Alegre


04 de novembro (segunda-feira) - Instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Mercado Público

Ás 19h, no Plenário Ana Terra - Câmara Municipal de Porto Alegre, Av. Loureiro da Silva, 255 - Centro Histórico, Porto Alegre

Criação da Frente Parlamentar em Defesa do Mercado Público, proposta pelo vereador Adeli Sell. A iniciativa visa defender o patrimônio histórico de Porto Alegre e trabalhar para que o prefeito de Porto Alegre não entregue a administração do Mercado para a iniciativa privada. A partir do lançamento e da instalação da Frente Parlamentar, inúmeras ações de trabalho serão realizadas em conjunto com outros vereadores que defendem o Mercado e um modelo de gestão que esteja diretamente ligado aos atuais mercadeiros.


04 de novembro (segunda-feira) - Palestra | Repensar a organização política, com Rodrigo Nunes

Às 18h e 30 min, na APPH (Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades) - Rua Vigário José Inácio, 481 Sala 31, Porto Alegre

A Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades receberá o filósofo Rodrigo Nunes para dois encontros especiais (4 e 5 de novembro) em que se debaterá a organização política hoje, abordando assuntos de seu novo livro a respeito de seu novo livro, "Beyond the Horizontal: Rethinking the Question of Organisation". As palestras são abertas, não exigem inscrição prévia.


04 de novembro (segunda-feira) - Os desafios da formação de professoras e professores em um período de incertezas

Às 18h e 30 min, no Clube de Cultura - Rua Ramiro Barcelos, 1853, Porto Alegre


04 (segunda-feira) a 06 (quarta-feira) de novembro - IX Ciclo De Debates Jurídicos Sobre Diversidade

Às 17h e 30 min, no Auditório do Prédio 11 do Direito PUCRS - Av. Ipiranga, 6681, Prédio 11, Porto Alegre

Nos dias 04, 05 e 06 de novembro no auditório do Prédio 11 (DIREITO PUCRS) acontecerá o IX Ciclo de Debates Jurídicos Sobre DIVERSIDADES. O objetivo do Ciclo é fomentar o debate sobre temas atuais do Direito entre a rede de pesquisadores do GESEG - Grupo de Pesquisa em Gestão Integrada da Segurança Pública (CNPq), coordenado pela Professora Clarice Beatriz da Costa Söhngen, a comunidade acadêmica da PUCRS e todos os interessados.

Programação:

04/11 - 17h30min - 19h30min

"Migrações forçadas e acesso à moradia: ausência de políticas de acolhimento em Porto Alegre" 

Gustavo Oliveira de Lima Pereira – Doutor em Filosofia pela PUCRS. Mestre em Direito pela UNISINOS. Professor da Escola de Direito da PUCRS e em diversos Cursos de Pós-graduação. Coordenador do SADHIR. Serviço de Assessoria em Direitos Humanos para Imigrantes e Refugiados, vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica da PUCRS.

Georgio Endrigo Carneiro da Rosa - Defensor Público Federal, Coordenador do GT-Rua Porto Alegre da DPU-RS, Graduado em Direito pela PUCRS. Atualmente estudante de graduação em Políticas Públicas na UFRGS.

05/11 - 17h30min - 19h30min

“A inclusão das mulheres no mercado de trabalho: obstáculos e conquistas”

Bruna Almeida – Profissional de Marketing, Especialista em Gestão de Pessoas e Formação de Líderes, Especialista em Empreendimentos Solidários e Negócios de Impacto Social, Especialista em Inovação.

Magda de Araujo Prates, advogada, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), pós graduanda em Penal e Processo Penal pela Escola Paulista de Direito (EPD), membra da Comissão Especial da Igualdade Racial da OAB/RS Seccional Porto Alegre (CEIR), Coordenadora do GT Mulheres e Raça da CEIR, Diretora Executiva da Associação Nacional da Advocacia Negra Núcleo RS.

06/11 - 17h30min - 19h30min

“Da despatologização ao acesso à saúde pela população trans: causas e efeitos”

Carolina Parisotto – Mulher trans advogada, pesquisadora e ativista pelos direitos humanos das pessoas trans. É pós-graduanda em Mediação e Constelações Familiares pela PUCRS, facilitadora de Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz pela AJURIS e advogada na Igualdade/RS - Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul.

Sofia Favero - graduada em psicologia, mestranda em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), integrante do Núcleo de Pesquisa em Gênero e Sexualidade) e da Associação e Movimento Sergipano de Transexuais e Travestis (AMOSERTRANS).

Coordenadora: Clarice Beatriz da Costa Söhngen

Comissão Coordenadora: Bruno Costa, Marcelli Cipriani, Danielle Bordignon, Marlene Spaniol, Maralice Xavier, Ivana Giovanaz, Anna Ortiz Borges, Marcus Peçanha, Matthaus Schmitt, Christine Rondon, Bárbara Sauzem e Giovana Fonseca.


04 a 25 de novembro - Jornada Kaingang do Instituto de Psicologia UFRGS

Às 15h, na Biblioteca do Instituto de Psicologia da UFRGS - Ramiro Barcelos 2600, Térreo, Porto Alegre

Programação:

04/11:

15h - Abertura da exposição fotográfica: Territorialidade, Xamanismo e (De)colonialidade: A luta pela terra Kaingang no sul do Brasil

17h - Exibição do documentário "O Ex-Pajé

07/11 - 18h e 30 min - Debate: Universidade como território indígena

13/11 - 18h e 30 min - Desafios para as pesquisas colaborativas com povos indígenas

19/11 - 18h e 30 min - Entre Memória, Território e Perseguição: A luta pela terra Kaingan no Alto Uruguai - RS

25/11 - 18h e 30 min - Debate sobre retomada de área ancestral Kaingang


05 de novembro (terça-feira) - Basta de Bolsonaro - Justiça por Marielle, Democracia e Direitos

Às 18h, Esquina Democrática - Rua dos Andradas, Centro Porto Alegre

Ato organizado pela União Estadual de Estudantes do Rio Grande do Sul e UNE - União Nacional dos Estudantes


05 de novembro (terça-feira) - Migração e Relações Étnico-Raciais: um olhar em rede

Das 9h às 20h, no GAIRE (Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados) - Av. João Pessoa, 80, Porto Alegre

O GAIRE - Grupo de Assessoria Jurídica a Imigrantes e Refugiados do SAJU da UFRGS convida a todos para esse evento que pretende discutir como imigrantes e refugiados negros estão sendo acolhidos e refletir sobre imigração/refúgio nas relações étnico-raciais.

Roda 1: Conceitos e Experiências sobre Migração e Refúgio

Reginete Bispo: Socióloga com especialização em Direitos Humanos pela UFRGS. Atua em organizações de mulheres negras, direitos humanos e remanescentes de quilombos.

Vanito Ianium Vieira Cá: Cientista Social, especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Mestre em Política Social e Serviço Social, na linha de pesquisa Estado, Sociedade e Políticas Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados (GAIRE) do Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (SAJU) da UFRGS e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde e Trabalho (NEST) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Roda 2: Imigrantes e Refugiados e suas experiências

Rebecca Bernard: Mestranda em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), linha de pesquisa: Minorias sociais: estigmatização, discriminação, desigualdade e resistência. Desenvolve um trabalho voluntário com os imigrantes haitianos no ensino da língua portuguesa no Centro Humanístico Vida.

Ricardo de Toma Garcia: Mestre em Sociedade e Fronteiras pela Universidade Federal de Roraima; Bolsista do Programa PAEC/OEA/GCUB/2015. Advogado graduado pela Universidad de Carabobo (Venezuela); Tem experiência na área de Direito, com ênfase no Direito Internacional Publico. Tem experiência como pesquisador na área da Geopolítica e as Relações Fronteiriças.

Roda 3: Serviços: Direito, Saúde e Educação

Winnie Bueno: Iyalorixá. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/RS).Mestre em Direito pela Universidade do Vale Rio dos Sinos (Unisinos/RS) na linha de pesquisa Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização. Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFRGS. Discute temas voltados às questões raciais, gênero e sexualidades, direitos humanos, intolerância religiosa e pensamento feminista negro. Criadora do Projeto "Tinder dos Livros"

Gisele Martins Gomes: Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do RS e Unisinos. Bacharel em enfermagem pela Universidade Feevale. Vice coordenadora do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Partenon e Lomba do Pinheiro. Atua na área de Saúde Coletiva, em Unidade de Saúde no Município de Porto Alegre. Docente na Escola Profissional de Cardiologia da Fundação Universitária de Cardiologia(IC/FUC) de Porto Alegre.

Marlete Oliveira: Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM- 2016. Especialização em Saúde Mental Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS- 2018. Educadora Referência do Centro da Juventude Restinga 2018. Atualmente Mestranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Tutora do Núcleo de Terapia Ocupacional e professora convidada na Residência em Saúde Mental Coletiva UFRGS. Apoiadora Institucional da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no Projeto Promoção da Equidade Étnico-racial no SUS - Rio Grande do Sul/ Brasil da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre em parceria com o Ministério da Saúde e UFRGS. Pesquisa Mulheres Negras, Autoamor e Autocuidado; Efeitos Psíquicos e Cognitivos do Racismo; terapia ocupacional africana; terapia ocupacional e ocupações colonizadoras.

Renata Santos da Silva: Graduada e Licenciada em Psicologia. Mestre em Educação, Especialista em Avaliação Psicológica, Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica e Educação para Diversidade. Doutorado em Educação (em andamento) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, linha de pesquisa Pessoa e Educação, bolsista CAPES. Professora e Orientadora Educacional na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/ RS.


06 de novembro (quarta-feira) - Das Desigualdades à Justiça Social: desafios contemporâneos

Às 14h, no Prédio Centenário da Escola de Engenharia UFRGS - Campus Centro, Porto Alegre

CEGOV promove Mesa Redonda "DAS DESIGUALDADES À JUSTIÇA SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS."

O evento será aberto ao público, com inscrições gratuitas no formulário disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd-j_E5Jpz8Mt4OfW4NkaWb_gejIkG5T1qSmzqrjR9xDs05SQ/viewform

Será disponibilizado aos participantes o Certificado de participação emitido pela PROREXT (carga horária: 3 horas). O evento terá transmissão ao vivo no Youtube do CEGOV.


06 de novembro (quarta-feira) - Reunião Jornada em defesa da Cultura e da Democracia

Às 18h30min, na sede do SindiPetro - Rua General Lima e Silva, 818, Cidade Baixa, Porto Alegre


06 de novembro (quarta-feira) - Agrotóxicos, agronegócio e crimes ambientais na era da pós-verdade

Às 15h, no Auditório Barbosa Lessa no CCCEV - R. dos Andradas, 1223 4º andar

O cenário ambiental brasileiro em uma perspectiva crítica no que se refere às relações entre o agronegócio e o meio ambiente. Com José Renato de Oliveira Barcelos, Mônica Meira e mediação de Roberto Rebés Abreu.


06 de novembro (quarta-feira) – Carvão e meio ambiente

Às 16h30, no Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - Rua dos Andradas, 1223, Porto Alegre

Exposição de temas que envolvem impactos da exploração e uso do carvão e seu monitoramento, abordando aspectos do ambiente e da sociedade. Com Lavínia Schüler Faccini, Gerhard Ernst Overbeck e mediação de Heinrich Hasenack


06 de novembro (quarta-feira) – Comunicação pública – desafios e perspectivas, memórias e depoimentos

Às 18h30, na Sala O Retrato no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - Rua dos Andradas, 1223, Porto Alegre

A importância da comunicação pública no RS e no Brasil com ênfase à memória da Fundação Piratini (TVE e Rádio FM Cultura) e ao processo sofrido por anos de luta dos servidores contra o seu desmantelamento até a sua extinção (2018). Com Nádia M.Weber Santos, Newton Silva, M. Helena Weber e Leandro Maia.


07 de novembro (quinta-feira) - Feminismo, mídia e representatividade: Bate-papo com Caren Miesenberger e Carol Anchieta

Às 18h, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - Rua dos Andradas, 1223, Porto Alegre

A convite do Goethe-Institut, as jornalistas Caren Miesenberger e Carol Anchieta conversam durante a Feira do Livro no bate-papo “Resistência feminista na mídia brasileira e alemã: jornalismo de quem e para quem? Representatividade e diversidade no jornalismo”. A alemã Caren Miesenberger já contribuiu com o BuzzFeed e a VICE, entre outros sites e jornais, enquanto a jornalista Carol Anchieta já atuou em veículos como RBS, Band, Canal Futura e TV Unisinos.


07 de novembro (quinta-feira) - Celebração Ecumênica Inter-Religiosa do Bem Viver

Às 18h30min, na Catedral Nacional da Santíssima Trindade da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - Rua dos Andradas, 880, Centro Histórico, Porto Alegre

Pela preservação dos Biomas e sua sociobiodiversidade. não ao avanço da mineração, não aos agrotóxicos, não aos desertos verdes, não à monocultura da soja, não aos transgênicos e não à violência contra povos e comunidades tradicionais


07 de novembro (quinta-feira) - Combatendo o Fascismo: Similaridades e Diferenças entre 1964 e 2019

Às 19h, no Glória Bar - Rua Luiz Afonso, 549, Cidade Baixa, Porto Alegre

O fascismo do passado e do presente, com a participação de Leonel Guterres Radde I, Flavio Koutzii, Maria do Rosário e Marco Weissheimer.


07 de novembro (quinta-feira) - 2 Anos de Reforma Trabalhista: Avanço ou Retrocesso?

Às 19h, na Femargs, Rua Rafael Saadi, 87 – Menino Deus, Porto Alegre.

Tema: Segurança e Saúde no Trabalho

Investimento: R$ 50,00 (depósito/transferência bancária).

Debatedores:

- Alexandre Corrêa da Cruz, Desembargador do Trabalho TRT4.

- Fabiano Holz Beserra, Desembargador do Trabalho TRT4.

Mediador:

Luiz Alberto de Vargas, Desembargador do Trabalho TRT4.

Informações/Inscrições: [email protected]


08 de novembro (sexta-feira) - Os Impactos do pacote do governo do estado na área da educação

Às 10h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS - Praça Mal. Deodoro, 101 - Centro Histórico, Porto Alegre


08 (sexta-feira) a 09 (sábado) de novembro - I Seminário Internacional de Direito Constitucional

Às 18h, na Famaqui Faculdade - Baronesa do Gravataí, 123, Porto Alegre

A Faculdade Mário Quintana (FAMAQUI), por intermédio do seu curso de Direito, promove o I Seminário Internacional de Direito Constitucional, com a participação de professores de Direito do Brasil e do Exterior, que nos dois dias do evento abordarão os mais variados assuntos e suas relações com a Constituição. O evento celebra os 130 anos da República Brasileira e se constituirá em um ambiente rico de debates sobre os temas constitucionais, em um momento histórico onde a Constituição brasileira tem sido pauta cotidiana, entre operadores e futuros operadores do direito.

Programação:

DIA 08/11/19

19h – Credenciamento

20h – Abertura – Coordenadora do Curso de Direito da FAMAQUI

20h15min - Conferência de Abertura

Elementos interpretativos da Justiça – Alejandro Castaño (Abogado, PhD y Doctor canônico en Filosofia, magister universidad Del país Vasco (España), Miembro academia de medicina, Miembro red internacional de Bioderecho e Miembro red derecho y sociedade (Argentina – Colômbia). (A Conferência será realizada em Espanhol sendo fornecido aos participantes texto em Português)

21h – Coquetel de Abertura

22h - Encerramento

DIA 09/11/19

08h – Credenciamento

09h – Constituição e Meio Ambiente - Christiano Ribeiro (Advogado, Mestre em Direito(Unisinos), Pós graduado (AJURIS – Preparação para a Magistratura). Participou da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS. Foi Conselheiro indicado pela OAB/RS do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre/RS (2006/2009). Assessor Jurídico no Tribunal de Justiça do RS.

10h – Coffe Break

10h30Min – MESA 1 - Constituição e Segurança Pública – Martin Cabeleira de Moraes Júnior (Professor de Direito Constitucional/FACOS – Oficial da Reserva da Brigada Militar – Bacharel em Direito – Especialista em Segurança Pública - Mestre em Sociologia/UFRGS) Sérgio Roberto de Abreu (Professor de Direito Constitucional/ULBRA – Ex Comandante Geral da Brigada Militar. Mestre em Direito Público/PUCRS. Doutorando em Direito na Universidade de Barcelona/Espanha.) Romeu Machado Karnikowski (Advogado. Professor de Direito Constitucional/FAMAQUI – Mestre em Ciência Política/UFRGS. Doutor em Sociologia/UFRGS. Realizou estudos como bolsista de Pós Doutorado/PUCRS. Trabalha na área de segurança pública desde 2001, com ênfase na pesquisa sobre a história e a realidade sociológica das polícias no Rio Grande do Sul. Consultor jurídico e político de entidades de classe das polícias civis e militares do Estado)

12h – Almoço

13h30Min – Credenciamento

14h – Constituição e Filosofia – Alexandre Costi Pandolfo – (Advogado. Professor de Filosofia do Direito/FAMAQUI. Mestre em Ciências Criminais/PUCRS. Doutor em Letras/PUCRS. Realizou estudos como bolsista de Pós Doutorado/UFPEL e como bolsista de Pós Doutorado/UFSC))

15h – Coffe Break

15h30Min – Mesa 2 – Constituição e Sociedade – Alexandre Costi Pandolfo – (Advogado. Professor de Filosofia do Direito/FAMAQUI. Mestre em Ciências Criminais/PUCRS. Doutor em Letras/PUCRS. Realizou estudos como bolsista de Pós Doutorado/UFPEL e como bolsista de Pós Doutorado/UFSC) Alejandro Castaño (Abogado, PhD y Doctor canônico en Filosofia, magister universidad Del país Vasco (España), Miembro academia nal de medicina, Miembro red internacional de Bioderecho e Miembro red derecho y sociedade (Argentina – Colômbia). Cláudia Bordallo Bertoni (Advogada. Coordenadora da Faculdade de Direito/FAMAQUI. Especialista em Direito Público/ULBRA.)

16h30min – Encerramento


09 de novembro (sábado) - 10 anos de titulação do Quilombo Família Silva

Às 15h, no Quilombo Família Silva -  Rua Joao Caetano,1170, Porto Alegre

15h Abertura com Afoxé e Maculelê do Quilombo dos Machado.

Homenagem e referência aos nossos Ancestrais.

15h30 Filme "O Quilombo da Família Silva"

16h Debate a territorialidade Negra e a disputa da Cidade.

18h Galeto e Roda de Samba.

Contribuição R$ 15,00.


09 de novembro (sábado) - Queda do Muro da Mauá

Às 17h, na Travessa Araújo Ribeiro, 150

Em 9 de novembro de 2019, a Queda do Muro de Berlim faz aniversário de 30 anos. Nessa data se propõe um encontro para debater soluções para o Cais Mauá. Depois de uma enchente em 1941, que inundou o Centro Histórico de Porto Alegre, foi construído um sistema de proteção para cheias, com diques e um muro na avenida Mauá. O muro possui apenas três acessos através de portões metálicos que em caso de cheias precisam ser fechados. Um estudo demonstrou que para melhorar a permeabilidade de acesso ao Cais, seria necessário haver mais aberturas nas vias perpendiculares ao muro. A proposição de uma nova abertura no eixo da Casa de Cultura Mário Quintana poderia promover uma melhor integração com os armazéns do Cais. Esse evento necessita da sua participação para pensar também quais usos, os mais diversos possíveis, poderiam existir nesse importante espaço público e simbólico, que remonta as origens da cidade.

 

Edição: Marcelo Ferreira