Ceará

Educação

Comitê de Defesa da UFCA é lançado com poesia e música

A luta contra o future-se é tema de cordel de poeta penambucano

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
“Os cortes nas universidades federais e a importância do estudo” é o título do cordel
“Os cortes nas universidades federais e a importância do estudo” é o título do cordel - Rodolfo Santana

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) realizou o lançamento oficial do seu Comitê de Defesa da Educação no último dia 30. A iniciativa visa continuar o desenvolvimento de ações de proteção à comunidade acadêmica da UFCA frente aos constantes ataques à educação públicas protagonizadas pelo governo de Jair Bolsonaro. O momento contou também com o lançamento do cordel “Os cortes nas universidades federais e a importância do estudo”, de autoria do poeta Falcão, natural de Exu, interior de Pernambuco.

Cordel 
“Ouvi falar e assisti sobre esse corte importante, com a faca da inércia algo tão desconcertante, essa faca impiedosa corta o sonho do estudante” diz a poética de uma das estrofes do cordel “Os cortes nas universidades federais e a importância do estudo” escrito por Antônio Givaldo Taveira dos Santos, o poeta Falcão. Nascido no sítio Lagoa do Meio em Exu, município de Pernambuco, Falcão escreve desde os dez anos e possui 19 cordéis e três livros de poesia popular de sua autoria. Motivado pelas notícias sobre os cortes na educação, Falcão escreveu o cordel e apresentou a UFCA, que fez seu lançamento junto com o Comitê de Defesa. Em parceria com o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc), o cordel foi impresso em grande tiragem para ser distribuído por outras instituições de ensino superior. 

O Comitê
Criado como iniciativa de estudantes e servidores docentes e técnicos em resistência aos ataques promovidos pelo governo federal, o Comitê de Defesa da UFCA pretende continuar com uma agenda de atividades que envolva não só a comunidade acadêmica da mas toda a sociedade do Cariri. 
 

Edição: Monyse Ravena