Audiovisual

Festival Janela de Cinema do Recife divulga lista de filmes que participam da mostra

Devido aos impactos das políticas de Bolsonaro, organizadores estão realizando campanha de financiamento coletivo

Brasil de Fato | Recife (PE)

,
Desde sua estreia, em 2008, o festival já reuniu cerca de 130 mil espectadores / Divulgação

Entre os dias seis e 10 de novembro, acontece o XII Janela Internacional de Cinema do Recife. A mostra exibirá curtas, médias e longas-metragens no Cinema São Luiz, Cinema da Fundação (Fundaj/Derby) e no recém-inaugurado Cinema da UFPE. Desde sua estreia, em 2008, o festival já reuniu cerca de 130 mil espectadores e exibiu aproximadamente 1400 filmes, de clássicos centenários a estreias mundiais.



Campanha

Até as 23h59 do dia cinco de novembro (terça-feira), o festival estará com campanha de financiamento coletivo aberta, através do benfeitoria.com/janeladecinema. De acordo com a página da campanha, os cortes no apoio à Cultura implantados pelo atual governo Jair Bolsonaro (PSL) teriam impactado a realização o evento este ano.

“Desde 1 de janeiro, a Petrobras, nossa justa parceira há cinco anos, não apoia mais nenhum festival ou projeto de audiovisual no país, nem tampouco o BNDeS”, afirma o documento. O Janela de Cinema também não conseguiu apoio da Funcultura, do Governo de Pernambuco, porque o edital teve seu lançamento atrasado devido a tensões na Agência Nacional de Cinema (Ancine).

As metas de arrecadação vão de R$30 mil a R$200 mil. Até o momento de fechamento desta matéria, havia sido arrecadado mais de R$30 mil (atingindo a primeira meta). Os interessados podem contribuir com valores que vão de R$20 a R$25 mil. São oferecidas recompensas.



Mostra

Nesta segunda-feira (4), foram divulgados os filmes da 12ª edição. Confira a lista:

CLÁSSICOS

Easy Rider / Easy Rider: Sem Destino, Dennis Hopper (EUA, 1968, cor, DCP 4K)

L’Âge d’Or / A Idade do Ouro / The Golden Age, Luis Buñuel (França, 1930, PB, 60′, DCP 4K)

Le Salaire de la Peur / O Salário do Medo / The Wages of Fear, Henri-Georges Clouzot (França/Itália, 1953, 146′, DCP)

Losing Ground / Sem Chão, Kathleen Collins (EUA, 1982, 86′, DCP)

SuperOutro, Edgard Navarro (Brasil, 1989, 46′, cor, 35mm) com presença do realizador

Todo Sobre Mi Madre / Tudo sobre Minha Mãe / All About My Mother, Pedro Almodóvar (Espanha, 1999, 105′, cor, DCP)

COMPETIÇÃO DE LONGAS

A Febre / The Fever, Maya Da-Rin (Brasil/França/Alemanha, 2019, 98′, DCP)

Koko-di Koko-da, Johannes Nyholm (Suécia/Dinamarca, 2019, 86′, DCP)

Last Night I Saw You Smiling / Noite Passada Te Vi Sorrindo, Kavich Neang (Camboja/França, 2019, 78′, DCP)

So Pretty, Jessie Jeffrey Dunn Rovinelli (EUA/França, 2019, 83′, DCP)

Um Filme de Verão / Sun Inside, Jô Serfaty (Brasil, 2019, 85′, DCP)

COMPETIÇÃO DE CURTAS BRASILEIROS

CRIAR AS LEIS

Quebramar, Cris Lyra (SP, 2019, 27’, DCP)

Para Todas as Moças / For All The Ladies, Castiel Vitorino Brasileiro (ES, 2019, 3’, DCP)

Sete Anos em Maio / Seven Years in May, Affonso Uchôa (MG, 2019, 42′, DCP)

MUDAR DE ROTA

Thynia, Lia Letícia (PE, 2019, 15, DCP)

Teoria Sobre Um Planeta Estranho / Strange Planet Theory, Marco Antônio Pereira (MG, 2019, 15’, DCP)

Looping, Maick Hannder (MG, 2019, 12’, DCP)

Peixe, Yasmin Guimarães (MG, 2019, 17’, DCP)

Ilhas de Calor, Ulisses Arthur (AL, 2019, 20’, DCP)
exibido antes do longa Um Filme de Verão

MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL

TUDO TEM FEBRE

Fiebre Austral / Febre do Sul, Thomas Woodroffe (Chile, 2019, 20’, DCP)

ALTIPLANO, Malena Szlam (Chile/Argentina/Canadá, 2018, 16’, DCP)

Electric Swan / Cisne Elétrico, Konstantina Kotzamani (Argentina/Grécia/França, 2019, 40′, DCP)

AVISTADOS POR VAGALUMES

Past Perfect, Jorge Jácome (Portugal, 2019, 23’, DCP)

Traveling Shoes / Sapatos de Viagem, Kevin Jerome Anderson (EUA, 2019, 7’, DCP)

Rise, Bárbara Wagner, Benjamin de Burca (Brasil/Canadá/EUA, 2019, 20’, DCP)

Vever (For Barbara)/Vever (Para Barbara), Deborah Stratman (Guatemala/EUA, 2019, 12’, DCP)

Parsi, Eduardo “Teddy” Williams, Mariano Blatt (Guiné Bissau/Argentina/Suíça, 2018, 23’ DCP)

Linger on Some Pale Blue Dot / Resista Num Pálido Ponto Azul, Alexandre Koberidze (Alemanha/Israel, 2018, 29’, DCP) exibido antes do longa Noite Passada Te Vi Sorrindo

SESSÕES ESPECIAIS

CURTAS-METRAGENS

FAROL ACESO

Cinema Contemporâneo, Felipe André Silva (PE, 2019, 5’, DCP)

Caranguejo Rei, Enock Carvalho, Matheus Farias (PE, 2019, 23’, DCP)

Tempestade, Fellipe Fernandes (PE, 2018, 20’, DCP)

A Mulher que Sou, Nathália Tereza (PR, 2019, 15’, DCP)

Swinguerra, Bárbara Wagner, Benjamin de Burca (PE, 2019, 23’, DCP)

A Cristalização de Brasília, Guerreiro do Divino Amor (RJ/DF, 2019, 7’, DCP)
exibido antes de SuperOutro

Rosário, Juliana Soares, Igor Travassos (PE, 2019, 18’, DCP) exibido antes de Indianara

Sagan om den lille Dockpojken / A História do Pequeno Puppetboy / The Tale of Little Puppetboy, Johannes Nyholm (Suécia, 2008, 18′, DCP)
exibido antes de Koko-di Koko-da (sessão do Cine São Luiz)

LONGAS-METRAGENS

Abismo Tropical / Tropical Abyss, Paulo Caldas (Brasil, 2019, 72′, DCP)

Casa, Letícia Simões (Brasil, 2019, 94′, DCP)

Indianara, Aude Chevalier-Beaumel, Marcelo Barbosa (Brasil, 2019, 84′, DCP)

Passages / Passagens, Lúcia Nagib, Samuel Paiva (Reino Unido, 2019, 94′, DCP)

State Funeral / Funeral de Estado, Sergei Loznitsa (Holanda/Lituânia, 2019, 135′, DCP)

Synonymes / Synonyms, Nadav Lapid (França/Israel/Alemanha, 2019, 123′, DCP)

The Lighthouse / O Farol, Robert Eggers (EUA/Brasil, 2019, 110′, DCP)

Vitalina Varela, Pedro Costa (Portugal, 2019, 124′, DCP)

SESSÕES COMENTADAS PELO DIRETOR

Bacurau, Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles (Brasil/França, 2019, 132′, DCP)

Divino Amor / Divine Love, Gabriel Mascaro (Brasil/Uruguai/Dinamarca/Noruega/Chile/Suécia, 2019, 101′, DCP)

PROGRAMAS CONVIDADOS

BRASIL DISTÓPICO VOL. 2

O Jardim das Espumas, Luiz Rosemberg Filho (Brasil, 1970, 108′, PB, DCP)

FUNDAÇÃO BERGMAN

Fårödokument 1969, Ingmar Bergman (Suécia, 1969, 58′, PB, DCP)

Fårödokument 1979, Ingmar Bergman (Suécia, 1979, 103′, PB, DCP)

Edição: Monyse Ravena