Pernambuco

EDUCAÇÃO

UFRPE elege novo reitor esta semana; conheça as chapas

Dois grupos concorrem no pleito, que acontece nesta quarta (6) e quinta-feira (7)

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A universidade possui cinco campi e 12 polos de EaD, totalizando 20 mil votantes
A universidade possui cinco campi e 12 polos de EaD, totalizando 20 mil votantes - Comunicação UFRPE

Nesta quarta (6) e quinta-feira (7) a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realiza eleição para a reitoria da instituição. Duas chapas concorrem à sucessão da reitora Maria José Sena, que encerra seu segundo mandato a frente da instituição. A chapa vencedora deve ser indicada pelo Conselho Universitário ao Ministério da Educação, para o Governo Federal confirmar a escolha dos estudantes. O mandato dura quatro anos, de 2020 ao início de 2024.

A Chapa 1 - De Mãos dadas pela UFRPE tem como candidatos a reitor e vice-reitor, respectivamente, os professores Marcelo Carneiro Leão e Gabriel Rivas. Carneiro Leão é graduado em Licenciatura em Química (UFRPE), mestre e doutor em Química Computacional (UFPE), além de ter pós doutorado em uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciência (Universitat de Barcelona). Ele é professor do departamento de Química da UFRPE e é vice-reitor na atual gestão. Já o professor Rivas é graduado em Estatística (Unicap) e Engenharia Agronômica (UFRPE), mestre em Matemática (UFPE) e doutor em Biometria e Estatística Aplicada (UFRPE). Ele leciona no departamento de Estatística da instituição.

A Chapa 2 - Muda UFRPE é encabeçada pelos docentes Mônica Folena e José Luiz Sandes, candidatos a reitora e vice-reitor. Folena é graduada em Ciências Biológicas (UFRRJ), mestra em Ensino das Ciências (UFRPE), com doutorado (UFPE) e pós-doutorado (UFS) em Educação. Ela é professora do departamento de Educação da UFRPE. Já Sandes é graduado em Agronomia (UFS), com mestrado e doutorado (ambos pela UFLA) em Fitotecnia. Hoje ele é docente no departamento de Agronomia da UFRPE.

Podem votar os mais de 2 mil servidores na ativa da UFRPE - 1.287 docentes e 1.083 técnicos administrativos -, além dos 16 mil estudantes de cursos técnicos e de graduação e dos 1.753 da pós-graduação matriculados no semestre 2019.2, tanto no modelo presencial como nos cursos de Educação à Distância (EaD). No total são pouco mais de 20 mil votantes aptos, todos os votos tendo peso igual. O voto é em cédula de papel e para votar é necessário apresentar documento oficial com foto, como identidade, carteira nacional de habilitação e as carteiras de estudantes também serão aceitas.

A apuração ocorre nos campi do Recife, Garanhuns e Serra Talhada. A expectativa é que o resultado seja divulgado na sexta-feira (8).

Serão 47 urnas espalhadas pelos campi Recife/Dois Irmãos (23), São Lourenço da Mata - Codai (3), Cabo de Santo Agostinho - UACSA (5), Garanhuns - UAG (5) e Serra Talhada - UAST (5). A votação tem início às 9h e se encerra às 21h em ambos os dias, exceto no Codai e na UACSA, onde as urnas fecham às 17h. Os estudantes dos polos de EaD dos municípios de Tabira e Trindade, no sertão pernambucano, devem votar nas urnas da UAST.

Para os demais 10 polos de EaD em Pernambuco e na Bahia haverá 6 urnas volantes. Na quarta-feira (6) haverá urnas nos polos de Vitória da Conquista-BA (8h às 11h), além das cidades pernambucanas de Limoeiro (9h às 12h), Carpina (9h às 12h), Afrânio (10h às 13h), Surubim (14h às 17h) e Gravatá (14h às 17h). Na quinta-feira (7) é a vez dos polos de Ilhéus-BA (7h às 10h), Palmares (9h às 12h), Pesqueira (9h às 12h) e Camaçari-BA (14h às 17h).

De maneira inédita, a eleição é organizada por entidades representativas de docentes e discentes, a Associação dos Docentes da UFRPE (Aduferpe) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade, de onde saíram os 12 membros - seis professores e seis estudantes - que compõem a Comissão Eleitoral (CCE).

Edição: Monyse Ravena