MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

Curta-metragem Fazendo Música Nos Primeiros Anos de Vida será lançado nesta sexta(08)

"Os pais e mães são fundamentais no curso, e eles acabam estreitando os laços"

Brasil de Fato | João Pessoa - PB

,
Curso estimula a percepção musical de bebês e crianças pequenas. / Arquivo

O curso de Musicalização Infantil do Cearte, juntamente com o Laboratório de Educação Musical infantil (Lemi) da UFPB, estarão lançando o curta-metragem Fazendo Música nos Primeiros Anos de Vida (PB, 21 min’) , nesta sexta-feira (08), no cine Aruanda-UFPB, às 18h. O vídeo traz o depoimento de algumas das famílias que participam do curso, e também da equipe realizadora, compartilhando suas experiências através do olhar sensível para os processos de desenvolvimento musical das crianças que participam das aulas. O curta se propõe a fortalecer e promover a continuidade da musicalização infantil do Cearte, mostrando os impactos no desenvolvimento das crianças, nas rotinas familiares e na sociedade como um todo. 

Foto: Arquivo pessoal

Marta Sanchis, coordenadora do projeto fala da importância do curso para as famílias: “Os pais e mães são fundamentais no curso, e eles acabam estreitando os laços. Temos depoimentos de pais que dizem ser o sábado o dia mais importante na semana com seu filho, com a sua filha. Então a gente tem que mostrar esse impacto, e é o que eu digo, para a sociedade como um todo, porque eles vão ser apreciadores de música, artistas e pessoas mais sensíveis para a diversidade”

Marta Sanchís - Foto: Arquivo pessoal

Atuando há cerca de dois anos e meio, durante os sábados, o curso de Musicalização Infantil do CEARTE possui 12 turmas com cerca de 17 alunos cada, atendendo em média 200 famílias. Oito turmas acontecem no Cearte - Escola de Dança, que funciona no Espaço Cultural, e quatro turmas no Centro, no Grupo Escolar Thomas. A equipe é formada por seis professores especializados no ensino de música para a educação infantil, além de três monitores.

Foto: Arquivo pessoal

O curso nasceu da Musicalização Infantil da UFPB, e hoje, almeja descentralizar ainda mais e ocupar outros públicos no intuito de envolver os estudantes de Música da UFPB e as famílias nas comunidades, estimulando a percepção musical de bebês e crianças pequenas. 

Serviço:

Lançamento do ​curta-metragem “Fazendo música nos primeiros anos de vida” Local​: Cinema Aruanda CCTA UFPB

Horário​: 18h

Entrada gratuita.

Maiores informações:

Marta Sanchís 98856-8229

Instagram: @ceartepb

Facebook: Cearte - Centro Estadual de Arte

E-mail: [email protected]

Ficha técnica:

Fotografia: Carlos Marques

Roteiro: Realização coletiva da Equipe LEMI-Cearte Produção: Marta Sanchís

Realizadores: Carlos Marques e Marta Sanchís Edição de Áudio e Vídeo: Carlos Marques:

Textos: Ana Rosa Fernandes

Participantes/ Elenco:

Felipe Baunilha- pai de Ayó

Cláudia Ruberg- mãe de Guilherme (Guigui)

Gerlayde Araújo- mãe de Samuel

Klarissa de S. Jerônimo e Pedro Jerônimo Chaves- mãe e pai de Raquel Miriane Santos- mãe de Manu

Maria da Conceição- mãe de Maria Julia

Ricardo Simplício Mota- pai de Alice

Laura Moreno- diretora do Cearte

Nayara Coeli- ex coordenadora administrativa do Cearte

Marta Sanchís- coordenadora adjunta do LEMI e coordenadora da musicalização infantil do Cearte

Maria Kamila Justino- ex professora da musicalização infantil Cearte e membro do LEMI Ana Rosa Fernandes- professora da musicalização infantil do Cearte e membro do LEMI Erick de Almeida- professor da musicalização infantil do Cearte e membro do LEMI Jéssica Cardoso- professora da musicalização infantil do Cearte e membro do LEMI

Iago Peregrino Amorim- professor da musicalização infantil do Cearte e membro do LEMI

Samma Mendonça- professora da musicalização infantil do Cearte e membro do LEMI Olga Renalli Barros-professora da musicalização infantil do Cearte e membro do LEMI

LEMI: Laboratório de Educação Musical Infantil da UFPB

Edição: Cida Alves