Entrevista

Organizadora da Vígilia Lula Livre considera soltura "primeiro passo da luta"

Neudicléia Oliveira, do MAB, falou à Rádio Brasil de Fato sobre os desafios da militância após a libertação de Lula

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Neudicléia recebeu menção especial do ex-presidente em seu discurso desta sexta-feira (8)
Neudicléia recebeu menção especial do ex-presidente em seu discurso desta sexta-feira (8) - Pedro Carrano/Brasil de Fato

A militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) Neudicléia de Oliveira foi uma das principais coordenadoras da Vigília Lula Livre durante os 580 dias de prisão do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, em Curitiba (PR), que terminaram nesta sexta-feira (8).

Continua após publicidade

Ela foi uma das poucas integrantes da mobilização popular permanente que permaneceu praticamente todos os dias no local ao lado da Superintendência da Polícia Federal. Em entrevista à Rádio Brasil de Fato, Neudi relatou ter sido experiência engrandecedora "conviver com pessoas de todos os lugares do país e enfrentar dificuldades com união". 

"Ninguém soltava a mão de ninguém", considerou a militante. "Nós fizemos uma promessa quando ele chegou. Fomos recebidos com tiros e bombas e fizemos um juramento de que só sairíamos dali com Lula nos nossos braços. E cumprimos a promessa", contou.

Sobre o futuro, ela diz que vai seguir na luta, organizando o MAB, e que a Vigília foi mais uma tarefa cumprida. "Abraçar o Lula foi um sentimento de alívio de saber que o Brasil pode mudar com o Lula livre. É uma esperança para todos nós que estávamos aqui, uma luz no fim do túnel para enfrentar essa conjuntura contra nós trabalhadoras e trabalhadores", explicou.

Em seu discurso após ser libertado, do qual dedicou a maior parte a agradecer às pessoas que estiveram na Vigília, Lula disse: "Vocês eram o alimento de democracia que eu precisava para resistir".

Relembrando da rotina na vigília, além dos sonoros "bom dia, Lula" e "boa noite, Lula" -- que o ex-presidente afirma ter conseguido escutar de dentro de sua cela --, Neudi contou que diariamente o programa da Rádio Brasil de Fato era reproduzido aos presentes.

"Das duas vezes que entrei na carceragem para visitar o presidente, eu reafirmei a importância de um veículo de comunicação forte para disputar com a mídia hegemônica. O Lula lia o jornal impresso do Brasil de Fato durante o cárcere", disse.

Neudi finalizou convocando a militância para estar presente neste sábado (9), no ato público “Lula Livre: vitória da democracia”, marcado para o Sindicato dos Metalúrgicos, às 12h.

Edição: Rodrigo Chagas