Alegria

Vigília Lula Livre amanhece em clima de expectativa pela libertação do ex-presidente

Após decisão do STF, centenas de pessoas seguem em direção ao acampamento localizado em frente à PF em Curitiba

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Apoiadores de Lula estão a caminho de Curitiba para saudar o ex-presidente
Apoiadores de Lula estão a caminho de Curitiba para saudar o ex-presidente - Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

A sexta-feira (8) amanheceu em clima de festa e expectativa na Vigília Lula Livre. O acampamento foi montado no dia da prisão do ex-presidente Lula (PT) em frente a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). O motivo da alegria é uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que abriu caminho para a libertação do petista. Na noite de quinta-feira (7), a Corte proibiu, por 6 votos a 5, a prisão após condenação em segunda instância.

Continua após publicidade

"Nossa pressão é para que o direito de Lula seja cumprido, que é a saída dele. E seguiremos lutando pela comprovação completa de sua inocência", afirma a integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) Neudicleia de Oliveira.

Integrante da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Roberto Baggio participa da organização do acampamento desde o primeiro dia. “É uma certeza que nós temos de que ele é inocente, de que ele é perseguido político, e isso motivou a militância do movimento a se engajar”.

De acordo com a Frente Brasil Popular no Paraná, 500 pessoas de caravanas de todo o país devem se somar à vigília na expectativa da soltura do ex-presidente. Lula disse na última quinta que pretende visitar a Vigília assim que sair da prisão.

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cerca de 4.895 pessoas estão presas antes do esgotamento de todos os recursos, e podem ser libertadas.

A antes de enviar o pedido de soltura para a justiça, os advogados da equipe de defesa de Lula anunciaram que vão se encontrar primeiro com o petista na manhã desta sexta (8).

 

*Com informações de Pedro Carrano.

Edição: Katarine Flor