Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Imperialismo

“Alinhamento com EUA afeta a credibilidade do Brasil”, diz ex-vice do Banco dos Brics

Declaração foi feita em Brasília (DF) durante o “Brics dos Povos”, que tem cobertura especial do Brasil de Fato

11.nov.2019 às 07h28
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h53
Brasília (DF)
Daniel Giovanaz
“O Brasil, que era um motor dos Brics, se tornou um participante relativamente passivo, com pouca iniciativa", diz o economista

“O Brasil, que era um motor dos Brics, se tornou um participante relativamente passivo, com pouca iniciativa", diz o economista - Ihsaan Haffejee/New Frame

A aproximação do governo de Jair Bolsonaro (PSL) com a Casa Branca, comandada por Donald Trump, é um entrave para que o Brasil retome sua posição de protagonista no cenário internacional. Essa é a interpretação de Paulo Nogueira Batista Júnior, ex-vice-presidente do Banco dos Brics [Novo Banco de Desenvolvimento].

O economista participa, nesta segunda-feira (11), da primeira mesa do “Brics dos Povos”, evento organizado por movimentos populares do Brasil, da Rússia, da Índia, da China e da África do Sul, que ocorre na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

:: Acompanhe cobertura especial sobre o Brics dos Povos ::

“Na minha opinião, foi mal aproveitada a presidência brasileira nos Brics [durante 2019]. Foi secundarizada pelo governo. Então, essa reunião de movimentos sociais aqui em Brasília é uma forma de compensar o perfil baixo que o Brasil tem assumido nos governos Temer e Bolsonaro”, avalia. 

Segundo Batista Júnior, os Brics nasceram como um projeto anti-hegemônico, mas nunca usaram uma linguagem de confrontação com o Ocidente. Nos primeiros anos, o objetivo era, basicamente, ganhar espaço no Fundo Monetário Internacional (FMI). Como houve muita reação por parte das grandes potências, a partir de 2012, os cinco países começaram a investir na criação de suas próprias instituições e fundos monetários — processo que chega ao auge em 2014, durante a Cúpula dos Brics em que Dilma Rousseff (PT) foi a anfitriã.

O cerco internacional à Rússia, o golpe no Brasil, a crise econômica e política na África do Sul e a deterioração das relações entre China e Índia prejudicaram o avanço daquele processo, que precisa ser retomado. “O Brasil, que era um motor dos Brics, se tornou um participante relativamente passivo, com pouca iniciativa, poucas ideias. Isso ocorre, de fato, no governo atual, que mostra um alinhamento excessivo, às vezes vergonhoso com os EUA, e isso prejudica a credibilidade brasileira”, lamenta. 

América Latina

Perguntado sobre a efervescência política na América Latina nos últimos meses, o economista acredita que vivemos “uma instabilidade que aponta para mudanças” – com a eleição de Alberto Fernández, na Argentina; os protestos no Chile e no Equador; e a libertação de Lula no Brasil.

“Infelizmente, tivemos um revés na Bolívia, com um golpe violento contra o presidente Evo Morales. Mas a luta é assim, feita de vitórias e reveses. Eu diria que, apesar disso, a tendência geral da América Latina é no sentido positivo, no passado recente. Positivo no sentido de recuperar a autonomia, de recuperar governos voltados para a inserção social e a distribuição de renda", analisa. 

Contraponto

O “Brics dos Povos” é realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), com cobertura completa do Brasil de Fato. Até o final da tarde de terça-feira (12), pesquisadores e militantes dos cinco países debatem temas como imperialismo, crise econômica e política, solidariedade internacional e ascensão do autoritarismo.

A proposta dos organizadores é chamar a atenção para desafios em comum entre os povos dos Brics e formular propostas de integração para além do que será debatido pelos governantes na cúpula que ocorre entre 13 e 14 de novembro, também na capital federal.

Acompanhe em nossas plataformas a transmissão das mesas, a repercussão dos debates, além de entrevistas e vídeos exclusivos. 

Editado por: Camila Maciel
Ler em:
Inglês | Espanhol
Tags: áfrica do sulbrasilbricschinaíndiaradioagênciarússia
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

NÃO AO CARVÃO

Justiça confirma nulidade da licença da Mina Guaíba após recurso da Copelmi

MÚSICA POPULAR

Banda Maria Bonita inicia turnê especial de 25 anos neste sábado em Porto Alegre

PRECARIZAÇÃO

Audiência pública discute falta de recursos e conselheiros tutelares em Curitiba

MEMÓRIA

Livro conta a história da extinção da Cientec, uma instituição de excelência para a indústria gaúcha

Desigualdades

Tarifa zero aos domingos é como distribuir sobremesa para quem não tem o que almoçar

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.