Rio Grande do Sul

Cine-Encontro

Coletivo Querela Jornalistas Feministas promove exibição do filme Torre das Donzelas

Cine-encontro será nesta quarta-feira, dia 13, às 19h, no Clube de Cultura

Porto Alegre |
Documentário resgata a história das mulheres detidas durante a ditadura na ala feminina do presídio Tiradentes
Documentário resgata a história das mulheres detidas durante a ditadura na ala feminina do presídio Tiradentes - Arte: Nina de Oliveira

Porto Alegre está ganhando um novo coletivo de mulheres, o Querela - Jornalistas Feministas. Composto por oito jornalistas fundadoras que encontram identificação na leitura de gênero que fazem da sociedade e no olhar crítico à mídia e às redes.

O lançamento do Querela será nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, às 19h, no Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1853 Bom Fim) com um Cine-Encontro, onde será projetado o filme Torre das Donzelas, de Susanna Lira.

O documentário resgata a história das mulheres detidas durante a ditadura na ala feminina do presídio Tiradentes, que ficava na região central de São Paulo. No filme, a “torre” foi recriada cenograficamente para que as presas políticas pudessem relatar os momentos passados ali. Para além da opressão, elas também contam como se formou uma rede de afeto entre as prisioneiras.

O longa começou a ser produzido há sete anos e chegou aos cinemas no momento em que o país volta a enfrentar a censura e a perseguição política, estimuladas, direta ou indiretamente, pelo governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro (PSL), saudosista dos militares no poder. O filme foi vencedor do Prêmio Especial do Júri no 51º Festival de Brasília.

Querela - Jornalistas feministas

A escolha do nome do grupo remete a uma das fundadoras do pensamento feminista, Christine de Pizán, por volta de 1400, na França, quando através de seus folhetos criticou a imagem idealizada das mulheres, instituindo um debate que ficou conhecido como Querela das Mulheres.

Já o programa de cinema resultou de um encontro das fundadoras do grupo com a diretora do filme Torre das Donzelas para uma entrevista para o Brasil de Fato, na Casa de Cultura Mario Quintana, durante a Mostra Ela na Tela. Esta atividade dá o tom do Querelas, que pretende atuar no campo da cultura, do debate e iniciativas que promovam a criatividade, a solidariedade, o afeto e a consciência crítica feminista.

Compõem o grupo jornalistas conhecidas na militância feminista e profissional, Telia Negrão, Clarinha Glock, Stela Pastore, Valeria Ochoa, Nina de Oliveira, Katia Marko e Silvia Fernandes, com passagens por veículos e assessorias de imprensa, e que atuam hoje em espaços de mídia contra-hegemônica.

Pra quem quiser chegar antes, o Clube de Cultura oferece um buffet de café da tarde a R$ 14,00.

Edição: Katia Marko