Podcast

Espinafre combate queda de cabelo e reduz nível de glicose

O espinafre é fonte de cálcio e ferro

Ouça o áudio:

Além de fonte de nutrientes, o alimento também é rico em vitaminas e minerais
Além de fonte de nutrientes, o alimento também é rico em vitaminas e minerais - Pixabay
O espinafre é fonte de cálcio e ferro

Não é a toa que o marinheiro Popeye, do desenho animado, comia muito espinafre. Entre os muitos vegetais que fazem bem ao nosso corpo, ele é um dos aliados mais fortes na manutenção do corpo e da nossa saúde.

Essa folha escura tem pouquíssimas calorias e é rica em nutrientes e vitaminas. Ela atua contra a queda do cabelo, o envelhecimento, ajuda na manutenção da pele e até mesmo na melhoria da qualidade da nossa visão.

A nutricionista Cristiane Hanashiro, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que o espinafre é um grande aliado de quem tem diabetes, por exemplo. “O espinafre também possui o ácido alfalipoico, que ajuda a reduzir os níveis de glicose e aumenta a sensibilidade à insulina. Então, indiretamente, também ajuda no controle da glicemia”, destaca.

Outra importante função do espinafre está associada a saúde dos ossos. Por ser rico em cálcio, esse vegetal ajuda a prevenir doenças ósseas.  “Ele também possui nitrato, que está relacionado a duas proteínas na regulação do cálcio humano. Quando esse nível de proteína aumenta, mais cálcio é liberado para o corpo, que por sua vez aumenta a contração muscular, substâncias importantes para o funcionamento do metabolismo. Um nutriente que ele também contém é a vitamina K, relacionada à saúde dos ossos, porque melhora a absorção do cálcio. Promove vários benefícios”, comenta a nutricionista.

Quanto aos nutrientes e minerais, o espinafre é rico em ferro, cálcio, magnésio e potássio. Além disso, também possui vitaminas A, do complexo B, C, E e K. Para se ter uma ideia, uma única xícara de espinafre cozido supre a quantidade de vitaminas A e K que precisamos por dia!

Apesar de ser muito nutritivo e benéfico para a saúde, a nutricionista alerta que seu consumo deve ser moderado, porque o excesso pode trazer problemas ao nosso corpo.

“Ele é um dos vegetais que mais contém cálcio e ferro, só que ele também contém o ácido oxálico, e daí esse elemento acaba inibindo a absorção do cálcio e do ferro pelo organismo. Então, é preciso ter cuidado para não comer quantidades excessivas. Com grandes quantidades desse nutriente, ele pode interferir no funcionamento renal. Quem tem uma predisposição a desenvolver cálculo renal, a grande quantidade desse elemento também pode elevar a propensão”, finaliza Cristiane.

Então, fica a dica: mais do que ficar forte, como o Popeye, comer espinafre te deixa disposto, saudável e nutrido no dia a dia. 

Edição: Michele Carvalho