Integração

AO VIVO | Acompanhe o segundo dia de debates do “Brics dos Povos”, direto de Brasília

Evento paralelo à Cúpula dos Brics continua nesta terça-feira (12); amanhã começa o encontro de governantes

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O Brasil de Fato faz uma cobertura especial do evento, que ocorre na Câmara dos Deputados, em Brasília, dois dias antes da Cúpula dos Brics
O Brasil de Fato faz uma cobertura especial do evento, que ocorre na Câmara dos Deputados, em Brasília, dois dias antes da Cúpula dos Brics - Ihsaan Haffejee/New Frame

Continua nesta terça-feira (12) o “Brics dos Povos”, encontro de representantes de movimentos populares dos cinco países que formam o bloco. O Brasil de Fato faz uma cobertura especial do evento, que ocorre na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), dois dias antes da Cúpula dos Brics, onde estarão reunidos os governantes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Continua após publicidade

Pesquisadores e militantes dos cinco países debaterão temas como imperialismo, crise econômica e política, solidariedade internacional e integração dos povos. A expectativa é que o evento reúna cerca de 120 pessoas. Entre os confirmados, estão representantes das organizações Numsa, sindicato de metalúrgicos da África do Sul; Safai Karmachari Andolan, movimento que reúne dalits (nível inferior no sistema de casta da Índia); e da Academia de Ciência Russa.

:: Veja como foram os debates na segunda-feira ::

Objetivo

João Pedro Stedile, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), uma das entidades organizadoras do Brics dos Povos, alerta para a superficialidade da reunião oficial entre governos que será realizada nos dias 13 e 14. “A Cúpula dos Brics vai reunir os governos e os presidentes. Tememos que suas pautas serão apenas meros acordos comerciais e de articulação financeira de projetos a serem financiados pelo Banco dos Brics”, explica, em entrevista recente ao Brasil de Fato.

“Os Brics são uma proposta de articulação regional que visa justamente denunciar o imperialismo dos Estados Unidos, pela dominação econômica, pelo dólar e pela manipulação de outros organismos internacionais, como FMI [Fundo Monetário Internacional], Banco Mundial e OMC [Organização Mundial do Comércio]”, completa, ressaltando o objetivo da criação do bloco.

Confira a programação completa desta terça-feira (12):

12/11/2019 - terça-feira
Mesa 3: Crise Política Internacional e a luta popular
Mesa 4: Desafios do internacionalismo, da solidariedade e da integração dos povos

Edição: Camila Maciel