Podcast

A insurgência do povo chileno

Antes do esporte vem a comida, a moradia, a saúde

Ouça o áudio:

"Que o exemplo de indignação do povo chileno chegue aqui e acorde os brasileiros"
"Que o exemplo de indignação do povo chileno chegue aqui e acorde os brasileiros" - Foto: EBC
Antes do esporte vem a comida, a moradia, a saúde

Acompanhamos, no último mês, a insurgência do povo chileno contra o governo de Sebastián Piñera, liberal de direita que tem rifado as riquezas do nosso irmão sul-americano, provocando um cenário caótico de aumento da desigualdade social – o segundo maior índice da América Latina, perdendo apenas para o Brasil.

A piora drástica na qualidade de vida dos chilenos desencadeou protestos por todo o país e ligou o sinal de alerta da Conmebol, que optou por transferir a final única da Libertadores para Lima, no Peru, por questões de segurança.

O futebol que espere um pouco: ainda que a final única a ser disputada por Flamengo e River Plate, dois dos maiores clubes do continente, seja um evento mágico, aguardado por todos os apaixonados por esse esporte, o povo chinelo acerta em não recuar em suas reivindicações. Antes do esporte vem a comida, a moradia, a saúde e a educação – prioridades de qualquer nação e que deveriam também ser as nossas.

Que o exemplo de indignação do povo chileno chegue aqui e acorde os brasileiros. Ainda que o esporte proporcione ao nosso povo tantas emoções, devemos aprender com os irmãos do país vizinho a mudar o rumo da história por meio da mobilização social. Afinal, somente o povo tem o poder de lutar contra os desmandos neoliberais que acontecem também aqui.

Edição: Wallace Oliveira