Paraíba

MÃE NEGRA

Grupo de mães debate Maternidade e Infância Afrobrasileiras neste sábado (16)

A roda de conversa é promovida pela Coletiva Pachamamá, na Casa da Pólvora, a partir das 14h

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
"Essa coletividade entre as mulheres, onde comumente são mulheres que se ajudam e criam essa rede de apoio”
"Essa coletividade entre as mulheres, onde comumente são mulheres que se ajudam e criam essa rede de apoio” - Card

A Coletiva de mães Pachamamá, através do projeto AnimaCentro e Funjope, promove, neste sábado (16), às 14 horas, no Centro Cultural Parque da Pólvora, uma roda de conversa intitulada ‘Maternidade e Infância Afrobrasileiras: é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança - provérbio africano’, com Carolina Porto e Suzany Silva. A ideia é debater a maternância negra, o bem viver dos erês e dos jovens negros, entendendo a sociedade, o ambiente escolar, a família como fatores base para ascensão e sobrevivência do nosso povo.
Suzany Silva - Mãe de Ayô (02 anos), integrante do Coletivo de Mães Pachamamá e Assessora Parlamentar - Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Carolina Porto, Mãe de Yáomi (02 anos), e integrante do Pachamamá e Movimento de Mulheres Negras da Parahyba, a intenção é agregar a interseccionalidade das lutas das mulheres, feministas, mulheristas panafricanas, de diversas áreas e diversas frentes. “Estamos pautando a maternidade e as infâncias dentro de uma perspectiva da maternidade e infância afrobrasileira. É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança, que é um provérbio africano que traz essa responsabilidade da sociedade para a construção desses erês, e a importância desses erês para que se componha esta sociedade. Vivemos em um país machista e patriarcal, então a gente vem pautar essa retomada do matriarcado e trazer à lume essa matrifocalidade, de cooperação, essa coletividade entre as mulheres, onde comumente são mulheres que se ajudam e criam essa rede de apoio”, disserta Carol.
Carolina Porto  - Foto: Arquivo Pessoal

Na ocasião, haverá também, exibição do filme Odò Pupa, Lugar de resistência - direção de Carine Fiúza (14m’)

Edição: Cida Alves