Agroecologia

Coletivos promovem Festival Comida de Verdade na zona leste de SP neste sábado

Atividade contará com diversas apresentações culturais e 'banquetaço' com doação de alimentos da agricultura camponesa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Um dos principais propósitos do evento é defender a realização da Feira Nacional da Reforma Agrária, barrada este ano pela gestão João Doria
Um dos principais propósitos do evento é defender a realização da Feira Nacional da Reforma Agrária, barrada este ano pela gestão João Doria - Foto: MST

Em defesa da alimentação saudável e sem agrotóxicos, coletivos realizam neste sábado (23) mais um Banquetaço e Festival Comida de Verdade.

Desta vez, a ação política-cultural vai até o bairro Cidade Patriarca, na zona leste de São Paulo (SP), apresentar aos moradores a produção da reforma agrária popular. 

Estão à frente da realização do evento o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Rede Sustenta, o Movimento Banquetaço, o Instituto Chão e o Armazém do Campo-SP, além de entidades e organizações da zona leste. 

Um dos principais objetivos da atividade é reivindicar a viabilização da 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária, que acontece desde 2015 na zona oeste da capital. Neste ano, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), barrou a liberação do Parque da Água Branca, onde a feira sempre foi realizada. 

A ação, prevista de 10h às 20h, contará com rodas de conversa e intervenções de entidades e coletivos de slams, capoeira, circo, grupos de teatro e ativistas de direitos humanos.

Estão confirmadas apresentações de artistas como BNegão, a banda El Efecto, Tita Reis, Lê Coelho, Renato Gama, DJ Kauê Gama, entre outros.

Em entrevista ao Brasil de Fato, Delweck Matheus, da coordenação nacional do MST, conta que a atividade busca o diálogo entre os camponeses produtores de alimentos e a população consumidora dos centros urbanos.

Segundo ele, o ato de cozinhar e comer, para o movimento, se trata de uma manifestação política e cultural. 

"Que futuro da humanidade a gente quer: uma sociedade doente a partir da má alimentação ou mudar nossos hábitos e nossa cultura alimentar e pensar na perspectiva de uma alimentação saudável?", questiona o assentado da região de Itapeva, no sudoeste do estado de São Paulo.

No MST, Matheus também integra o setor de produção, cooperação e meio ambiente. 

"A concepção de comida de verdade tem uma demarcação política de projetos. Ou seja, nós -- enquanto produtores de comida saudável -- também fazemos essa demarcação política no enfrentamento ao modelo do agronegócio, que só se pensa na produção de commodities para exportação e não se preocupa com a questão da alimentação, principalmente da população brasileira", argumenta. 

Projeto de sociedade

Na contramão do agronegócio -- modelo de produção agrícola baseado em monocultivos, grande latifúndios e uso ostensivo de agrotóxicos --, o festival do MST vai preparar um banquete a partir de doações de alimentos da agricultura camponesa. Os assentamentos e acampamentos do movimento se pautam na produção orgânica e/ou agroecológica, diversificada e livre de agrotóxicos. 

Outros objetivos do festival passam por angariar parceiros e aliados na luta pela reforma agrária no país e popularizar a alimentação orgânica e agroecológica. Sendo assim, o MST pretende chegar, cada vez mais, às regiões periféricas brasileiras para dialogar com a classe trabalhadora sobre a importância da agroecologia.

"Nossa estratégia passa pela realização de feiras em vários estados e nas capitais do Brasil. Um dos objetivos é fazer com que nosso projeto também seja abraçado e construído pelos trabalhadores e trabalhadoras dos grandes centros urbanos", conclui Matheus. 

Serviço

Banquetaço & Festival Comida de Verdade na Zona Leste - 23 de novembro (sábado) das 10h às 20h
Clube da Comunidade (CDC) Vento Leste: Rua Dr. Frederico Brotero, 60 – Cidade Patriarca, São Paulo – SP (próximo à estação Patriarca – Linha 3 Vermelha do Metrô)

Edição: Rodrigo Chagas