Luto

Presidente do PSOL em Xapuri (AC) é assassinado na reserva extrativista Chico Mendes

Polícia Civil trabalha com a hipótese de Josemar Tripinha ter sido morto por causa de conflito de terra

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ao que tudo indica, Josemar foi morto com um único tiro
Ao que tudo indica, Josemar foi morto com um único tiro - Arquivo pessoal

O presidente do PSOL na cidade de Xapuri (AC), Josemar da Silva Conde, conhecido como Josemar Tripinha, foi assassinado na tarde desta quarta-feira (20). Em sua conta no Twitter, o chefe do PSOL em âmbito nacional, Juliano Medeiros, cobrou que as investigações andem com celeridade: “Não aceitaremos esperar mais 600 dias para saber porque um dos nossos tombou e qual foi a natureza do crime”, afirmou em uma alusão ao tempo de investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco, do mesmo partido.

:: Leia também: Reportagem do Brasil de Fato sobre Chico Mendes ganha menção honrosa no Prêmio Herzog ::

Até o momento, no entanto, poucas informações foram confirmadas. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de que a morte de Josemar esteja relacionada a uma disputa por terras em um seringal da cidade.

De acordo com o portal Ac24h, uma testemunha contou que Josemar teria sido morto logo após ir até a casa de um vizinho conhecido como “Chico Doido”. Os dois teriam entrado em uma disputa judicial por conta de uma linha divisória que separa duas propriedades na cidade. O suspeito estaria, nesse momento, escondido em um local de mata fechada. A Polícia Civil, no entanto, não confirmou a narrativa.

O corpo de Josemar Tripinha foi encontrado em um seringal na reserva extrativista Chico Mendes. A cidade é a mesma onde Chico Mendes – seringueiro, sindicalista e ambientalista – nasceu, se criou e foi assassinado por fazendeiros em 1988. Chico Mendes é um dos maiores símbolos da luta pela preservação da Amazônia.

Em nota, o PSOL manifestou seu pesar diante do ocorrido. “Carinhosamente conhecido na cidade como “Tripinha”, Josemar foi candidato a vice-prefeito e um dos fundadores do partido no município de Xapuri. Sua trajetória e dedicação foram muito importantes para a construção dos ideais de sociedade justa e livre que acreditamos”.

Edição: Julia Chequer