Pernambuco

TRANSPORTE PÚBLICO

Trabalhadores protestam no Xambá contra demissão de cobradores

A retirada dos cobradores se tornou uma pauta de luta da comunidade, que se sente prejudicada com medida

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Agora, o motorista terá que dirigir, passar troco, operar o elevador das portas de acessibilidade e coordenar o embarque e desembarque
Agora, o motorista terá que dirigir, passar troco, operar o elevador das portas de acessibilidade e coordenar o embarque e desembarque - Reprodução

Na última quarta-feira (20), os trabalhadores do transporte público de passageiros e líderes comunitários paralisaram o Terminal Integrado do Xambá. O protesto faz parte da luta contra a dupla função do motorista e a demissão dos cobradores.

A retirada dos cobradores se tornou uma pauta de luta da comunidade porque afeta ambas, tanto os trabalhadores, que terão de lidar com o estresse e o adoecimento proveniente do acúmulo de função, quanto os passageiros, que sofrerão com viagens mais longas, já que o motorista terá que dirigir, passar troco, operar o elevador do cadeirante e coordenar o embarque e desembarque.

Além disso, tanto os usuários do transporte coletivo quanto seus trabalhadores ficarão mais exposto à insegurança no trânsito, já que o motorista terá que dividir a atenção com o volante, o que pode causar ainda mais acidentes.

Edição: Monyse Ravenna