Pernambuco

ARTE

Livro registra riqueza artística da Igreja de N. Sra. da Conceição dos Militares

No Recife, evento de lançamento acontece às 17h, no Museu do Estado

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A publicação apresenta aos leitores a riqueza artística desse bem material tombado pelo IPHAN
A publicação apresenta aos leitores a riqueza artística desse bem material tombado pelo IPHAN - Divulgação

Com pesquisa histórica e textos do arquiteto e pesquisador, José Luiz da Mota Menezes, que é professor emérito da Pós-Graduação em Arqueologia e Conservação do Patrimônio, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e imagens do fotógrafo, Gustavo Maia, o livro “Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares no Recife – a arte da imagem” é lançado nesta quarta-feira (3), às 17h, no Museu do Estado, em Recife. 

A publicação apresenta aos leitores a riqueza artística desse bem material tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O projeto do livro é elaborado pelo Bureau de Cultura com produção executiva da turismóloga, Clarisse Fraga. A edição tem o incentivo do Fundo de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco (Funcultura).

Sobre a Igreja Localizada na Rua Nova, no bairro de Santo Antônio, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares e seu rico interior é um monumento do Recife, entre as edificações do século XVIII, resultantes da importância que a cidade adquiriu depois da presença da gente da Companhia das Índias Ocidentais. As igrejas e a casa religiosa, de ordens as mais diversas, são as primeiras ações culturais valiosas na recuperação urbana, especialmente após a destruição causada pelo incêndio de 1631.

No livro, com 80 páginas ilustradas pelas imagens do fotógrafo e pesquisador, Gustavo Maia, é apresentada a arquitetura da Igreja, analisando a iconografia do forro da sua nave. “Em 2014, desenvolvi o trabalho autoral de pesquisa e documentação fotográfica com as pinturas dos forros das igrejas do século XVIII, sob a orientação do professor José Luiz da Mota Menezes. Foi desse ensaio fotográfico realizado naquele período em Conceição dos Militares, que resultou as imagens que compõem esta publicação”, enfatiza Maia.

De acordo com José Luiz, a obra se propõe a disseminar a história e arquitetura, destacando a sua posição no corpus da arte portuguesa no Brasil, onde a liberdade do representar estava longe das garras dos inquisidores e muito distante de proibições tão frequentes na Europa.
Os temas tratados nas pinturas estão, de modo geral, interligados com o orago da igreja, ou têm, em caso diferente deste, grande importância para os lugares onde estão as obras. 

Para tornar público o rico documento histórico, em especial às pessoas com deficiência visual, a edição impressa virá acompanhada de um QR Code com o pdf em formato acessível para leitura da tela do texto e áudio descrição das ilustrações e será disponibilizado na internet.

Além disso, parte dos exemplares produzidos serão distribuídos gratuitamente em bibliotecas públicas do Estado, Secretaria de Educação, universidades e faculdades com cursos de Arquitetura e Urbanismo, História e Turismo, prioritariamente, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ, Fundação Gilberto Freyre, Museu do Estado de Pernambuco, Instituto Ricardo Brennand, Instituto Arqueológico Histórico Geográfico Pernambucano – IAHGP, Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB, Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU, Biblioteca Nacional, Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), associações de pessoas com deficiência visual, e, por fim, para a Arquidiocese de Olinda e Recife – AOR e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares. Os demais exemplares serão vendidos a preços acessíveis ao público em geral.

Edição: Marcos Barbosa