soberania

Brasil de Fato lança tabloide especial: “A riqueza do Brasil não se entrega”

A defesa da soberania nacional é tema da nova edição do jornal que terá circulação no país inteiro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Edição sobre soberania nacional explica quais são as principais empresas que o governo quer privatizar e seus impactos para o país
Edição sobre soberania nacional explica quais são as principais empresas que o governo quer privatizar e seus impactos para o país - Arte: Fernando Bertolo/Brasil de Fato

O Brasil de Fato lançou na última sexta-feira (6) o jornal tabloide especial A riqueza do Brasil não se entrega. Com circulação nacional, a nova edição do jornal tem como tema a soberania nacional, ameaçada pelos interesses do governo Bolsonaro.

:: Clique aqui para acessar a versão online do tabloide, que é distribuído gratuitamente pelo país ::

O tabloide apresenta, já na primeira página, uma análise de especialistas sobre o que é a soberania e como as privatizações e a desnacionalização da economia podem fragilizá-la, gerando custos ambientais e em vida para a população brasileira, como nos casos de Mariana e Brumadinho após mais de 20 anos de privatização da Vale.

Além de trazer um histórico sobre as principais privatizações no governo Itamar e FHC, o jornal também apresenta quais são as principais empresas públicas que estão na mira do governo brasileiro: a Petrobras, os Correios, a Caixa Econômica Federal e a Eletrobras.

Entre as ameaças que a soberania nacional sofre neste momento está a entrega da Base de Alcântara, localizada no Maranhão, para os Estados Unidos. Em artigo apresentado no jornal, o cientista político Frederico Samora analisa como a decisão do governo brasileiro pode destruir a tecnologia aeroespacial do país.

E, em entrevista, Danilo Serejo, morador de uma das comunidades quilombolas na região da Base de Alcântara, analisa os impactos da decisão para os moradores da região que desde a ditadura lutam para ter seu território reconhecido.

Na seção de Perguntas e Respostas, leitoras e leitores poderão saber mais sobre como anda a economia do país e no Povo Fala, brasileiros comentam como a crise econômica têm afetado suas vidas.

O jornal traz ainda uma nota sobre a Campanha em defesa da soberania nacional, composta por movimentos populares, parlamentares e entidades que realizam ações com o objetivo de informar a população brasileira sobre os riscos do projeto econômico de Jair Bolsonaro e seu ministro Paulo Guedes.

Edição: Luiza Mançano