Rio Grande do Sul

HOMENAGEM

Fernando Haddad é homenageado com medalha Mérito Farroupilha

Sugerida pelo deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), distinção levou em conta trabalho pela educação brasileira

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Principal distinção do parlamento gaúcho foi entregue a Fernando Haddad
Principal distinção do parlamento gaúcho foi entregue a Fernando Haddad - Foto: Luiz Morem

O ex-ministro da Educação e ex-candidato do PT a presidente da República, em 2018, Fernando Haddad, foi homenageado nesta segunda-feira (9), com Medalha do Mérito Farroupilha, a maior honraria concedida pelo parlamento gaúcho. A homenagem foi sugerida pelo deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), que a concedeu por todo o trabalho realizado por Haddad à frente do Ministério da Educação, que beneficiou milhares de gaúchos e gaúchas. A solenidade ocorreu no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. 

“É importante dizer que tu não estás recebendo esta medalha porque és mestre, doutor, reconhecido economista ou advogado. Não estás recebendo por ter sido candidato a presidente ou mesmo poder ser novamente num futuro próximo. Estás recebendo porque o Rio Grande do Sul, gaúchos e gaúchas devem muito pelo seu trabalho. Foram mais de 20 mil novas vagas criadas no ensino superior público, fora a criação da Unipampa e da Universidade Federal da Fronteira Sul” afirmou Mainardi. Lembrou ainda que Haddad foi um dos responsáveis, junto com Lula, pela política que triplicou entre 2003 e 2010 o orçamento para a educação no Brasil.

Para o homenageado, foi importante ter trabalhado com o ex-presidente Lula e o ex-governador Tarso Genro pois eles “tiveram a grandeza de perceber que sem educação nós não teríamos chance e que, sobretudo as camadas mais humildes da população, os filhos que não tem a menor perspectiva de emancipação pela educação, pudessem contar com uma universidade pública, um instituto federal, uma escola de qualidade no seu território independente da riqueza da sua família e da escolaridade dos seus pais”. Para ele, são muitos trabalhadores que devem ser homenageados com a distinção. “Por trás de cada número, a gente sabe quanta gente chegou na universidade e que antes disso não teria condições. Todo mundo tem um talento, mas sem oportunidade, o talento se perde", afirmou.

Valdeci Oliveira, que representou a presidência da Assembleia Legislativa na atividade, lembrou do comprometimento do homenageado com a educação. “Haddad acabou com um velho tabu brasileiro, de que pobre não frequentava a universidade”. Ao considerar um orgulho entregar a honraria a um professor, o parlamentar destacou a luta dos professores gaúchos contra o pacote do governo. “Ao ouvir os dados apresentados pelo meu colega Mainardi, olhamos saudosos ao passado recente. A pauta de hoje se resume em conter gastos, fechar escolas e até criminalizar estudantes e mestres. Vemos aqui no RS um ataque aos professores, que podem perder, caso aprovado o pacote do governador Eduardo Leite, as poucas conquistas que tem em seu plano de carreira. Vamos lutar, ninguém solta a mão do professor”.

O Salão Júlio de Castilhos ficou lotado com deputados, prefeitos, vereadores e lideranças de partidos. Além dos deputados Luiz Fernando Mainardi e Valdeci Oliveira (PT), estiveram presentes Pepe Vargas (PT), Sofia Cavedon (PT), Luciana Genro (PSOL); os deputados federais Paulo Pimenta (PT) e Henrique Fontana (PT); o ex-governador do RS, Olívio Dutra, e o ex-ministro da Educação Henrique Paim.

Fernando Haddad tem 56 anos e é professor da Universidade de São Paulo (USP) e do Insper. Doutor em Filosofia, tem mestrado em Economia e bacharelado em Direito. Além de ministro da Educação de 2005 a 2012, foi prefeito de São Paulo de 2013 a 2016. Em 2018, foi candidato à presidência da República, obtendo 47 milhões de votos.

Acompanhe a homenagem na transmissão da Rede Soberania:

* Com informações da Agência de Notícias da ALRS

Edição: Marcelo Ferreira