Podcast

Confira o programa Bem Viver desta quarta-feira (04/12)

Programa destaca Dia Mundial da Luta Contra a AIDS e os retrocessos nesse setor

Ouça o áudio:

Dezembro Vermelho é tempo de conscientização sobre a Aids e o vírus HIV
Dezembro Vermelho é tempo de conscientização sobre a Aids e o vírus HIV - Foto: Agência Brasil
Programa destaca Dia Mundial da Luta Contra a AIDS e os retrocessos nesse setor

O programa Bem Viver desta semana traz informações sobre o Dezembro Vermelho, mês da conscientização da luta contra a Aids. A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1987 como um espaço para falar sobre o assunto e difundir informações e dar apoio para as pessoas que convivem com o vírus HIV. No Brasil, a data foi adotada em 1988 e desde então diversas campanhas foram realizadas. 

Esse ano, porém, a comunidade que convive com essa doença não tem muito o que comemorar. O presidente Jair Bolsonaro reduziu drasticamente a verba destinada para ações de combate ao vírus HIV, além das campanhas de conscientização. O nosso parceiro, médico da família Aristóteles Cardona Júnior traz alguns mitos e mentiras em torno da doença. 

Continua após publicidade

E ainda falando sobre saúde, o programa traz reportagem de Lu Sudré sobre doação de órgãos no Brasil. No início do mês o apresentador Gugu Liberato faleceu e a família autorizou a doação de vários órgãos dele. O gesto beneficiou quase 50 pessoas que esperavam na fila de transplantes. Mas, infelizmente, especialistas ouvidos pela reportagem dizem que o número de doadores no Brasil ainda não é suficiente para suprir a fila de espera.

Nesta edição, você também confere uma prosa com a ginecologista e obstetra Solange Rita Bernardo dos Santos sobre a menopausa, condição que afeta boa parte da população feminina na meia idade. 

No quadro Momento Agroecológico, você conhece uma iniciativa do coletivo Roots Ativa que une agroecologia urbana com a cultura rastafari em busca de uma alimentação mais saudável e a transformação local. 

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar toda quarta-feira, a partir das 9h00, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM em São Paulo e 102,7 FM no noroeste paulista.

A programação também estará disponível na rádio web do Brasil de Fato, toda sexta-feira, às 9h00 no site da Rádio Brasil de Fato.

Edição: Camila Salmazio