Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Política

REFORMA AGRÁRIA

MST realiza estudos para transformar as relações humanas

Método também considera a cooperação na luta pela Reforma Agrária Popular

10.dez.2019 às 18h53
Updated On 01.fev.2020 às 18h53
Catiana de Medeiros
Atividade de abertura do encontro, realizado na Coopan

Atividade de abertura do encontro, realizado na Coopan - Fotos: Maiara Rauber

Representantes de instituições de ensino, cooperativas de produção e militantes do MST participaram, nos dias 6 e 7, de um encontro com o psicanalista finlandês Pertti Simula no Assentamento Capela, em Nova Santa Rita, na região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
O objetivo da iniciativa, organizada pelo Movimento Sem Terra em parceria com o Instituto Conscientia, foi estudar e discutir o método conscientia para transformação das relações humanas e cooperação na luta pela Reforma Agrária Popular.
Além de gaúchos, a atividade reuniu trabalhadores de outros estados, como Santa Catarina e Alagoas, e até mesmo de outros países, como Uruguai e País Basco.
O método conduzido por Simula foi criado numa rede de profissionais em cooperativas e escolas ligadas ao MST no Brasil, na Finlândia e na Suécia, com a intenção de construir relações que não sejam pautadas na lógica capitalista.
Conforme Sandra Nunes Rodrigues e Elizabete Witcel, da organização do encontro no RS, essa iniciativa se aplica nas cooperativas e nos coletivos para incentivar e despertar o desenvolvimento humano, o comprometimento e a cooperação. Já nas escolas e nos institutos de formação, para uma educação transformadora no espírito Paulo Freire.
Simula destacou que o objetivo do MST é conquistar a Reforma Agrária Popular para que se tenha justiça social e soberania ao povo brasileiro. Isso compreende a valorização humana, social e ecológica, portanto, dialoga com o método na busca de novas relações com valores socialistas. Ainda ressaltou os desafios da cooperação e apontou as diferenças entre o capitalismo e o socialismo.
Segundo ele, no primeiro há competição, egoísmo, ganância, consumismo, submissão, condicionamento, alienação. Também há exploração voraz, insensível e sem limites do ser humano e da natureza. “O capitalismo é o que causa os problemas entre os seres humanos. A indústria farmacêutica está lucrando com isso. Faz parte necessária do poder”, enfatizou.
Já no socialismo, o psicanalista salientou que há valores de igualdade e solidariedade e o povo tem poder e participação direita nas decisões. Ainda existe respeito pela diversidade humana e amor pela natureza. “O socialismo está prevenindo os problemas”, completou.
Para Sandra, o encontro “foi muito produtivo”, pois contou com a representação de espaços de formação do Movimento, além de organizações parcerias. “Houve troca de experiência e reforço da necessidade de nos fortalecermos enquanto militantes para o enfrentamento da luta de classes nesta atual conjuntura de nosso país”, relatou.
 Elizabete acrescenta que essa metodologia buscará ampliar a discussão nos espaços formais e informais, para que ele seja amplamente divulgado, compreendido e adaptado conforme a realidade de cada grupo da classe trabalhadora. “São homens, mulheres e jovens na luta pela elevação do nível de consciência e, por consequência, da transformação social”, concluiu.
Situação do país
 Durante o encontro também teve análise da situação social, política e econômica do Brasil, com Gerônimo da Silva, historiador e integrante do Setor de Formação do MST/RS. Entre outras questões, ele lembrou que há em torno de 15 mil desempregados e mais de 35 milhões que já desistiram de procurar emprego no país. “São 50 mil pessoas que o capitalismo descartou. A tendência é que a desumanização e a precarização aumentem ainda mais”, informou.
Silva também falou de fragilidades do governo Bolsonaro (PSL), que se dá por iniciativas como cortes em áreas importantes para o desenvolvimento do Brasil, como a saúde e educação. Disse ainda que os trabalhadores precisam acumular força social organizada para lutar por seus direitos, inclusive pela democracia, e priorizar a formação dos seres humanos.

Psicanalista Pertti Simula aplicando o método no encontro

Editado por: Pagina Do Mst

Artigo original publicado em Página do MST.

loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

anti-imperialismo

Cuba reafirma disposição ao diálogo com EUA, mas critica hostilidade crescente

ARTIGO DE OPINIÃO

Os desafios da esquerda diante da  ‘extrema direita soft’

DIÁLOGO

Kremlin reafirma vontade de retomar negociações com Ucrânia ‘sem pré-condições’

POR CESSAR-FOGO

Hamas liberta prisioneiro às vésperas de giro de Trump pelo Oriente Médio, que não inclui Israel

BOLETIM FOCUS

Bancos projetam que Copom não eleve mais taxa Selic em 2025

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.