Alberto Fernández

Ao vivo | Posse de novo presidente argentino é acompanhada por “festa popular”

A cerimônia da chapa Frente de Todos, que tem como vice Cristina Kirchner, ocorre no Congresso Nacional

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Não deverão ser anunciadas políticas nesse primeiro momento
Não deverão ser anunciadas políticas nesse primeiro momento - Foto: Alejandro Pagni/AFP

A posse do presidente da Argentina, Alberto Fernández, e da vice-presidente Cristina Kirchner, da Frente de Todos, ocorre nesta terça-feira (10), com previsão de ser realizada às 14h, no Congresso Nacional argentino. O protocolo é diferente do adotado para o antecessor Mauricio Macri, empossado na Casa Rosada.

Acompanhe ao vivo a transmissão do jornal Página 12:

Depois da posse, haverá uma “festa popular”, com a  presença da chapa eleita, que contará com palco de grandes proporções em frente à sede do governo argentino. Haverá apresentações de diversos artistas de tango – estilo musical do qual o novo presidente é fã –, como Ivan Noble e a cantora Adriana Varela.

Nesse primeiro momento, não deverão ser anunciadas políticas pelo governo empossado. No entanto, sabe-se que não haverá congelamento de preços para conter a inflação. O presidente também já afirmou que deve decretar “emergência econômica”. Tal medida garante que não haverá a criação de novos impostos, mas modificações naqueles já existentes. 

A Praça de Maio, palco das comemorações, vive com ares peronistas desde a vitória de Fernández. No último domingo (8), o presidente solicitou ao prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta, que retirasse as placas de metal que impediam a aproximação da população da Casa Rosada. Na ocasião, manifestantes ajudaram a derrubá-las enquanto cantavam canções peronistas. 

As pastas mais esperadas

Na última sexta-feira (6), Fernández apresentou os nomes dos 20 ministros de seu governo. Uma das mais aguardadas era a chefia da pasta econômica, que será ocupada por Martín Guzmán, professor e pesquisador de Economia na Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos, considerado especialista em reestruturação de dívidas. 

"Sei da qualidade técnica e da qualidade moral de cada um dos que me acompanham. Estou muito feliz porque somos uma frente que se construiu sobre uma base de unidade", disse Fernández em coletiva de imprensa.

Fernández criou também o Ministério das Mulheres, Gênero e Diversidade, que será comandado pela socióloga Elizabeth Gómez Alcorta, especialista em direito penal, outro nome esperado.

Edição: Julia Chequer