Podcast

Confira o programa Bem Viver desta quarta-feira (11/12)

Edição fala do projeto de Bolsonaro de tirar pessoas com deficiência do mercado

Ouça o áudio:

Quase 24% da população brasileira convive com algum tipo de deficiência, segundo o IBGE.
Quase 24% da população brasileira convive com algum tipo de deficiência, segundo o IBGE. - Foto: Agência Brasil
Edição fala do projeto de Bolsonaro de tirar pessoas com deficiência do mercado

programa Bem Viver desta quarta-feira (11) fala do projeto de lei enviado pelo presidente Jair Bolsonaro que permite que as empresas troquem a contratação de pessoas com deficiência pelo pagamento de uma pequena multa no valor equivalente a dois salários mínimos. A PL 6159/2019 se sobrepõe a Lei de Cotas, vigente no Brasil, que prevê que empresas com mais de 100 funcionários sejam obrigadas a contratar pessoas com condições especiais. 

Continua após publicidade

Outra medida anunciada na semana passada afetou a comunidade de pessoas com deficiência: a liberação da comercialização de medicamentos a base de canabidiol, substância encontrada na maconha que ajuda a reduzir dores e convulsivas. Apesar de significar avanço, o país ainda não vai poder cultivar a planta e deverá importar a substância, o que deve manter os preços elevados desses medicamentos, impedindo o acesso das pessoas com menos condições financeiras. 

Sobre a PL 6159 e a liberação de medicamentos a base de maconha, o programa Bem Viver conversou com a jornalista e escritora Mariana Rosa, mãe da Alice, de 6 anos, que tem paralisia cerebral e faz uso de canabidiol desde o primeiro ano de vida para aliviar as crises de convulsão. 

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) soltou mosquitos contaminados com a bactéria Wolbachia, no Rio de Janeiro, para ajudar a combater a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, como a zika, e a chikungunya. O nosso parceiro, médico da família Aristóteles Cardona esclarece dúvidas sobre essa ação. 

O ouvinte conhece as propriedades do Cardamomo, especiaria usada para dar sabor em vários pratos e serve de remédio natural para a dor de estomago, para ajudar a curar a gastrite e no combate ao mau hálito. Você também vai aprender a fazer um chocolate quente com cardamomo. 

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar toda quarta-feira, a partir das 9h00, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM em São Paulo e 102,7 FM no noroeste paulista.

A programação também estará disponível na rádio web do Brasil de Fato, toda sexta-feira, às 9h00 no site da Rádio Brasil de Fato.

Edição: Camila Salmazio