Gol Contra

Em clássico de Manchester, jogador brasileiro Fred é vítima de racismo

Um dos torcedores foi detido pela polícia local

Brasil de Fato | Natal (RN) |
Fred atua como meia/volante no Manchester United
Fred atua como meia/volante no Manchester United - Oli Scarff/AFP

Em 2019, foram inúmeros casos de preconceito nos esportes contra mulheres, população LGBT e pessoas negras. O mais recente aconteceu neste sábado (7), no clássico de Manchester, no Etihad Stadium, que terminou com vitória do United por 2 x 1 sobre o City. Na ocasião, o meia brasileiro Fred, que joga pelo time vencedor, foi ofendido por gestos racistas torcedores do time rival.
O ato preconceituoso aconteceu no segundo tempo da partida do Campeonato Inglês. Torcedores do City atiraram objetos no gramado e fizeram gestos e sons ofensivos enquanto o brasileiro se preparava para cobrar um escanteio. No mesmo momento, as imagens repercutiram nas redes sociais. Momentos após o fim da partida, o Manchester City emitiu comunicado afirmando não tolerar qualquer tipo de discriminação e que os culpados serão banidos da torcida do clube. Em entrevista à ESPN Brasil, Fred se manifestou dizendo que “Infelizmente, a gente está em uma sociedade um pouco atrasada, em pleno 2019 a gente ainda tem de conviver com isso”.
A polícia da Grande Manchester, na Inglaterra, prendeu um dos torcedores do City, por "suspeita de perturbação da ordem pública agravada por ofensas racistas". O superintendente da polícia de Manchester Chris Hill se pronunciou, afirmando que "racismo de qualquer tipo não tem lugar no futebol ou na nossa sociedade" e disse esperar que a detenção do torcedor sirva para mostrar que o tema será levado com seriedade. A Associação de Futebol da Inglaterra também está investigando o caso.
 

Edição: Isadora Morena