Paraná

EDUCAÇÃO

Governo Ratinho Jr. manda fechar turmas no Paraná, denunciam educadores

Diretores reclamam do caos instaurado nas escolas e APP-Sindicato notifica Ministério Público e Casa Civil sobre os caso

Curitiba (PR) |
A APP-Sindicato vem batalhando contra a intenção do governo Ratinho Jr. em fechar turmas e turnos do Ensino Médio
A APP-Sindicato vem batalhando contra a intenção do governo Ratinho Jr. em fechar turmas e turnos do Ensino Médio - Rodrigo Félix Leal

Confusão, incertezas e desrespeito: esse é o cenário do primeiro dia da Distribuição de Aulas nas escolas públicas da rede estadual do Paraná. Desde o início da manhã desta quarta-feira (11), a APP-Sindicato tem recebido denuncias sobre a decisão da Secretaria de Estado da Educação (Seed) em fechar turmas e turnos do Ensino Médio.

Em Cianorte, na região noroeste do estado, o professor Domingos Cruz relata que no Colégio Estadual José Guimarães uma turma simplesmente desapareceu do sistema online (que autoriza as matrículas) de ontem para hoje. “No Colégio São Lourenço são mais três turmas fechadas. Além da superlotação, isso desorganiza todo o trabalho preparado para a distribuição que aconteceria agora cedo. É um sentimento de desrespeito muito grande”, salienta o professor. De acordo com o Núcleo Sindical da APP na cidade, em algumas escolas o processo de distribuição de aulas foi suspenso.

Mais grave ainda é o caso da região de Ivaiporã. Educadores informam o fechamento de, pelo menos, 48 turmas. O presidente do NS da APP-Sindicato na região comenta que há relatos de fechamentos de turmas de período integral. “O colégio Arthur de Azevedo, de São João do Ivaí, é um destes casos. Turmas com demandas de mais de 30 alunos simplesmente sumiram do sistema de matrículas”, relata o professor Sergio da Conceição.

“Para nossa surpresa, vimos o fechamento de várias turmas às vésperas da distribuição. São turmas do Ensino Médio noturno e vespertino. Nossa escola tem excesso de demanda, solicitamos novas turmas e, no início da semana, tivemos um sinal positivo da Seed, mas hoje chegamos na escola e as turmas foram canceladas”, confirma o professor do Colégio Arthur de Azevedo, Edilson José Lopes.

O professor Helton Diniz Rocha, do Colégio estadual Dr. Cândido de Abreu, também denuncia a situação na sua escola. “Tivemos três turmas de Ensino Médio fechadas. Temos 150 matrículas e apenas três turmas abertas. O governo fez isso na calada da noite. Na semana passada, solicitamos a abertura de mais uma turma de Ensino Médio noturno, uma turma de Ensino Médio pela manhã e a manutenção da turma da tarde. O governo sinalizou como positivo e aí hoje eu chego na reunião para a distribuição de aulas eu vejo que tem três turmas fechadas. É uma indignação muito grande, parece que é de propósito para fazer o professor sofrer”, lamenta.

Luta contra o fechamento

Como se não bastasse um cenário de salas de aula superlotadas, de jornadas estendidas e de professores e professoras trabalhando com salários defasados (porque o governo do estado do Paraná insiste em descumprir as Leis do Piso e da data-base), a comunidade escolar ainda convive com a ameaça da redução de vagas e da dificuldade de acesso às escolas. A APP-Sindicato vem batalhando contra a intenção do governo Ratinho Jr. em fechar turmas e turnos do Ensino Médio.

“É lamentável que o governador venha tratando com tamanho descaso a educação pública do Paraná. A APP-Sindicato exige suspensão imediata da distribuição de aulas devido ao caos promovido pela Secretaria de Estado da Educação ao fechar turmas e turnos já liberados, aumentar número de estudantes por turma desrespeitando a Resolução 4527 de 2011, de alterar matriz do ensino médio, propor uma nova organização das escolas do campo e das ilhas sem debate com as comunidades e sem aprovação do Conselho Estadual de Educação e de rebaixar o porte das escolas reduzindo direções e equipe pedagógica, às vésperas da distribuição de aula”, afirma o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão.

No final desta manhã, uma comitiva de dirigentes da APP-Sindicato seguiu para o Palácio Iguaçu onde protocolou um Ofício na Casa Civil e no Ministério público solicitando a suspensão da Distribuição de Aulas para 2020 e a reabertura das turmas e turnos onde há demanda de estudantes solicitando vagas.

Edição: Lia Bianchini