RESISTÊNCIA

Na ALRN, movimentos populares são homenageados no Dia dos Direitos Humanos

Momento foi de reconhecimento a organizações, personalidades e movimentos que lutam em defesa dos direitos humanos no RN

Brasil de Fato | Natal (RN) |
A sessão foi proposta pelo deputado estadual Francisco do PT e pela deputada estadual Isolda Dantas
A sessão foi proposta pelo deputado estadual Francisco do PT e pela deputada estadual Isolda Dantas - João GIlberto

Na última terça-feira (10), foi realizada sessão solene em homenagem a organizações que lutam em defesa dos direitos humanos no Rio Grande do Norte. A honraria alusiva ao “Dia Internacional dos Direitos Humanos” aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa do RN. A sessão foi proposta pelo deputado estadual Francisco do PT e pela deputada estadual Isolda Dantas.
Segundo o Francisco, “é através da conquista e defesa de seus direitos ao trabalho, a educação e a saúde, aos direitos públicos e feministas da reprodução da vida social, que o valor da democracia se enraíza e se fortalece na consciência dos cidadãos e das cidadãs”. Na Assembleia, o parlamentar é autor do projeto que institui a criação da Medalha do Mérito em Direitos Humanos “Marcos Dionísio”, destinada a agraciar pessoas e entidades que comprovadamente tenham oferecido, na área dos direitos humanos, contribuição relevante ao Estado do Rio Grande do Norte.
Os homenageados da sessão foram: Marcos Dionísio Medeiros Caldas (In memoriam); Centro de Direitos Humanos e Memória Popular; Movimento de População de Rua; Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Mossoró; Movimento de Luta de Bairros, Vilas e Favelas ; Site DHNET; Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente; Centro de Estudos, Pesquisa e Ação Cidadã; Pastoral Carcerária da Arquidiocese; Articulação do Semiárido Potiguar; Movimento dos Policiais Antifascismo; Levante Popular da Juventude; Assessoria, Consultoria e Capacitação Técnica Orientada Sustentável; Centro Feminista 8 de Março; Coopervida; Diaconia; Cooperativa Sertão Verde; Cooperativa Terra Viva; Missão Batista Braços Abertos; Projeto Novos Rumos; Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio da UFRN; e a Ordem dos Advogados do Brasil.
Participaram também da mesa, a vereadora Divaneide Basílio, a presidente da Frente Brasil Popular, Eliane Bandeira, além de representações da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Natal, do Observatório da Violência do RN – OBVIO e do Conselho Estadual de Direitos Humanos.

Edição: Marcos Barbosa