Coluna

Militância não precisa ser sacrifício; deve ser realização plena, mas não é indolor

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"A experiência de ter as nossas opiniões sistematicamente desaprovadas e refutadas gera desgaste"
"A experiência de ter as nossas opiniões sistematicamente desaprovadas e refutadas gera desgaste" - IHU/Unisinos
Defendemos um projeto grandioso, mas muito difícil de conquistar

Ser de esquerda no Brasil é ser parte de uma minoria. E ser muito tempo uma minoria não é fácil. Ser uma minoria é estar à margem do fluxo de opinião majoritário. Precisamos conversar sobre as causas e consequências impostas por esta condição de relativa marginalidade.

A experiência de ter as nossas opiniões sistematicamente desaprovadas e refutadas gera desgaste. A crítica de nossas ideias não é o mesmo que a rejeição de nossas pessoas, mas é uma experiência emocional difícil. Há um dano. Onde há dor, há medo da dor, portanto, reflexos defensivos. Um dos perigos é a autocensura interiorizada e preventiva.

Diferentemente de alguns países vizinhos, a imensa maioria da sociedade brasileira, mesmo se considerarmos somente a classe trabalhadora, não tem uma definição ideológica. Defender o socialismo provoca alguma perplexidade.

Ser militante de esquerda é ainda mais estranho. Militância não precisa ser sacrifício, deve ser realização. Mas, sejamos francos, ter um compromisso político, participar de sindicatos, movimentos e partidos e manter uma atividade consistente para construir uma ferramenta coletiva desperta curiosidade e também dúvida, nos nossos locais de trabalho e estudo, para não falar de nossas famílias. Há um estranhamento.

Os companheiros que nos cercam podem até admirar a abnegação e o desprendimento, mas não é incomum que militantes sejam observados com alguma suspeita. Os que nos rodeiam ficam interessados, mas desconfiados. Em algum momento nos perguntam: o que você ganha com isso? Você quer ser candidato? Quando dizemos que não, ficam desconcertados.

Mas pode ser pior, porque a esquerda radical é uma minoria dentro da minoria. Aí, é ainda mais complicado. Estar o tempo todo defendendo ideias revolucionárias contra a corrente deixa sequelas. Como argumentamos sempre com aqueles que nos cercam, desejando convencê-los da legitimidade das lutas que defendemos, mas eles nos contrariam, nos desgastamos e endurecemos.

É inevitável amadurecer depressa. Se começamos a militar muito jovens, que é o mais comum, amadurecemos muito depressa. Endurecemos, também, rapidamente.

Mesmo que a maioria das pessoas com quem mantemos relações presenciais ou virtuais seja gentil, o que nem sempre acontece, o fato é que elas, a maior parte do tempo, e sobre a maior parte dos temas, não concorda conosco. Como somos militantes, devemos tomar a iniciativa de procurar as discussões. Sabemos que precisamos ser persuasivos, mas não podemos ser invasivos, nem abruptos. Uma boa atitude exige paciência e perseverança. Mas a verdade é que um trabalho de base sério e constante para organizar e mover pessoas é exaustivo e cansa. Todos temos nossos limites.

Ser convincente exige ter domínio do que defendemos. A insegurança se transforma, facilmente, em exasperação. Mas, ninguém gosta de conversar com quem está o tempo todo zangado. O conhecimento exige tempo, portanto, estudo, disciplina, uma educação política permanente, porque a luta socialista é uma maratona. A revolução não está na próxima esquina. Ser militante é um aprendizado para a vida, porém não é indolor. Manter o equilíbrio emocional é indispensável.

Outra vez, pode ficar pior. Quanto mais e melhor explicamos nossas ideias, menos as pessoas concordam, seja porque não acreditam em sua viabilidade, por medo, ou por outras razões. É assim em condições normais de dominação capitalista e se torna mais grave em uma situação reacionária como agora, quando as ideias revolucionárias são ainda mais minoritárias. Defendemos um projeto grandioso, mas muito difícil de conquistar.
São muito poucos os que concordam conosco. Como somos muito minoritários, é inevitável que prevaleça entre nós uma tendência de dialogarmos entre nós mesmos. É muito mais confortável estar entre aqueles que pensam como nós.

Esta pressão nos deixa encerrados em uma “zona de conforto”. Mas isolados. Ou prisioneiros de uma perigosa dinâmica que acentua a condição de uma comunidade fechada, o que só pode agravar a condição de marginalidade. O isolamento crônico é fatal. Em resumo, involuntariamente, vamos nos tornando sectários. Quando consolidamos uma mentalidade sectária, as nossas posições políticas são, aos poucos, contaminadas porque perdemos a lucidez.

O mais triste é quando somos tão sectários que nem sabemos que somos sectários. Sectários “profissionais”, que já nem se esforçam de sair da condição de marginalidade, mas, ao contrário, “racionalizam” a marginalidade e adaptam-se à marginalidade.

Assim, organizações com impulso revolucionário verdadeiro reduzem-se a círculos de propaganda estéreis que perdem os reflexos políticos. Diminuem-se à condição de grupos literários que escrevem ideias, somente, para si mesmos. Ossificam como “partidos-museu”, testemunhas e comentaristas da realidade.

Atingido este estágio, toda conversa com quem tem uma diferença, frequentemente, tática, transborda em uma discussão desproporcional. Já nem se valoriza o respeito por quem defende ideias que são, em grande perspectiva, muito parecidas com as nossas. Ao contrário, a rivalidade com quem está mais próximo é até mais intensa. Pelo caminho da intolerância, militantes que poderiam atuar, lealmente, juntos, e construir lutas juntos, perdem a mais elementar camaradagem, deixam de ser cumprimentar, e se desmoralizam uns aos outros.

Podemos ser melhores do que isso. Existe outro caminho. Ele nos impõe a ousadia de nos transformarmos no processo de luta pela transformação política da sociedade. Essa ousadia é o contrário da acomodação. Ela exige: a) uma conexão com a realidade com muita disposição para participar das lutas e, portanto, manter vínculos saudáveis com a militância de esquerda das outras correntes, porque não somos, felizmente, os únicos revolucionários; b) uma mente aberta, uma curiosidade intensa e desejo de aprendizagem sincera, desse modo, o apreço pela teoria, e a capacidade de admitir os nossos erros sem excessos de dramatização; c) um internacionalismo vivo, de quem compreende que o destino da causa socialista não tem fronteiras.

E a valorização da fraternidade entre nós.

Edição: Julia Chequer