Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 12/12/19

Lutas populares na América Latina e transformação de clubes de futebol em empresas são os destaques

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Revoltas populares eclodiram contra a política neoliberal em diversos países latino-americanos em 2019
Revoltas populares eclodiram contra a política neoliberal em diversos países latino-americanos em 2019 - Martin Bernetti / AFP

O programa da última quinta-feira (12) fala sobre as revoltas populares que marcaram o ano de 2019 na América Latina e do livro “Clube-empresa: abordagens críticas globais às sociedades anônimas do futebol”.

Em entrevista, Joaquin Piñero, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do conselho político do Brasil de Fato, faz uma análise das disputas políticas na América Latina e os levantes populares. Avalia também a atuação dos movimentos populares neste momento agitado da região. 

Irlan Simões, jornalista e pesquisador do Laboratório de Estudos de Mídia e Esporte da UERJ, diz como funcionam os clubes de futebol no Brasil e o que mudaria com a adoção do modelo de empresa. Analisa ainda o impacto dessas mudanças para os torcedores.

Ainda no programa, em Brasília, oposição lança Frente Parlamentar em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos; e, Bumba Meu Boi é eleito Patrimônio Cultural Imateral da Humanidade.

No quadro Rio, Rua e Cultura, as dicas para o fim de semana são: exibição de filme, Festival de Cinema do Rio e samba de roda.

Confira:

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Bandeirantes 1360 AM. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br 

Edição: Fernanda Castro