Pernambuco

AGENDA CULTURAL

Com cortejo pelas ruas do bairro, Coco da Paz acontece nesse sábado (14)

Programação inicia ás 16h com cortejo e segue com apresentação de grupos culturais do bairro

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O evento é organizado pela Associação Cultural Nação Mulambo, que atua desde 1997 no bairro com crianças e adolescentes
O evento é organizado pela Associação Cultural Nação Mulambo, que atua desde 1997 no bairro com crianças e adolescentes - Reprodução

O bairro de Peixinhos, em Olinda, recebe nesse sábado mais uma edição do Coco da Paz. O evento é organizado pela Associação Cultural Nação Mulambo, que atua desde 1997 desenvolvendo em crianças e adolescentes habilidades com ritmos percussivos da cultura negra, levando uma opção de lazer, cultura e cidadania para o bairro. 

Foi para criar laços entre a atuação da Nação Mulambo e o combate à violência que surgiu o Coco da Paz. Nos meses de junho e dezembro, grupos, associações, bandas, cantores e artistas fazem um cortejo musical pelo bairro, distribuindo rosas brancas e o pedido de paz para o lugar. Na edição desse ano, além dos grupos que já organizam o evento, a parceria extrapolou as organizações do bairro e agora se estende aos movimentos populares, como a Marcha Mundial das Mulheres e o Levante Popular da Juventude, que atuam no bairro através da militância política e social.

Além do pedido contra a violência, o evento homenageia pessoas ligadas ao tema da cultura, paz, ou por ações culturais. Em 2018, a homenageada foi a parlamentar carioca Marielle Franco e a desse ano será Dona Elisa do Coco, mestra coquista da comunidade que lutava pelo direito das crianças e adolescentes, pelos direitos humanos e era uma referência na comunidade. 

A programação inicia às 16h com a saída do cortejo na Associação de Moradores, na Avenida Nacional, nº 326, e vai em direção ao Nascedouro, onde o Movimenta Cineclubes fará uma projeção até as 18h40, horário em que iniciam as apresentações culturais da Nação Mulambo, O Coco é a Resposta, Lamento Negro, Coco das Afilhadas e o Coco do Ogan.

Edição: Marcos Barbosa