reconhecimento

Exonerado por Bolsonaro, ex-presidente do Inpe é eleito um dos 10 cientistas do ano

Lista foi feita pela revista britânica "Nature"; reveja a entrevista de Ricardo Galvão ao Brasil de Fato

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Galvão concedeu entrevista ao Brasil de Fato em setembro
Galvão concedeu entrevista ao Brasil de Fato em setembro - José Eduardo Bernardes

Exonerado por Jair Bolsonaro, o ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, foi escolhido um dos dez cientistas do ano pela revista britânica Nature.

Continua após publicidade

Galvão tem 71 anos, é natural de Itajubá (MG), foi professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é docente do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) desde 1983. De 2005 a 2012, foi diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, a convite do físico brasileiro Roberto Salmeron. De 2013 a 2016, ele presidiu a Sociedade Brasileira de Física.

A lista completa da revista Nature será divulgada na próxima semana.

Obscurantismo

Ricardo Galvão foi exonerado da presidência do Inpe após rebater críticas de Bolsonaro sobre a confiabilidade dos dados do instituto, em meio à polêmica do aumento do número de queimadas na Amazônia.

Em entrevista ao Brasil de Fato em setembro, Galvão disse temer a perda do prestígio internacional alcançado pela ciência brasileira nas últimas décadas. "Eu não vou dizer que a ciência esteja abalada, mas ela está sendo desrespeitada ou até mesmo atacada. Claramente, há nesse governo um comportamento obscurantista e autoritário", afirmou.

Reveja a entrevista completa:

Edição: Daniel Giovanaz