Paraná

AZAR NA POLÍTICA, SORTE NO FUTEBOL

O melhor ano de nossa história

Pelo menos os atleticanos terão algum motivo para lembrar de 2019

Brasil de Fato I Curitiba |
Com isso, nada mais justo que repetir, no início da temporada, a estratégia bem-sucedida do ano passado
Com isso, nada mais justo que repetir, no início da temporada, a estratégia bem-sucedida do ano passado - arte: Vanda de Moraes

2019 foi um ano para se esquecer no campo político, de educação, de trabalho, de defesa dos direitos humanos. O alento, pelo menos para o atleticano, veio no futebol. Foi a melhor temporada de nossa história: calendário cheio, confrontos com os maiores do Brasil e das Américas e títulos.

O atleticano não vai esquecer de 2019. O título da Sulamericana em 2018 já garantiu ao clube um calendário cheio e rico para este ano. Recopa, Copa Suruga e Libertadores foram adicionados ao planejamento do Furacão graças à conquista continental de 2018. Com isso, nada mais justo que repetir, no início da temporada, a estratégia bem-sucedida do ano passado: disputar o Campeonato Paranaense com uma equipe de aspirantes. E foi com a piazada que veio o primeiro título do ano, o bicampeonato estadual, mostrando o desnível que há entre o Furacão e seus adversários regionais.

Também veio um título no Japão, a Copa Suruga, num jogo de nível técnico discutível, mas com grande apelo financeiro. Na Libertadores, vivemos o sonho de acompanhar quatro confrontos contra o todo poderoso Boca Juniors, que conheceu o poder do Caldeirão, com aquele histórico 3 a 0 (obrigado, Marco Ruben). Faltou malandragem quando voltamos a enfrentá-los, nas oitavas. Assim como faltou na Recopa, diante do River, depois de vencermos a primeira partida em casa. Mas as derrotas para os argentinos ensinaram muito e, “o mais argentino do clube brasileiro” mostrou toda sua força, concentração, maturidade e “malandragem” para conquistar a Copa do Brasil, passando, “apenas”, por Flamengo, Grêmio e Internacional.

Campeão do Brasil e garantido na Libertadores de 2020, o Athletico brincou no final do Brasileirão. E que bela brincadeira. Dez jogos de invencibilidade e um honroso quinto lugar. Pelo menos os atleticanos terão algum motivo para lembrar de 2019.

Edição: Pedro Carrano