Reino Unido

Partido Conservador vence eleição britânica com o slogan “Faça-se o Brexit”

O primeiro-ministro Boris Johnson se mantém no cargo e agora tem maioria no Parlamento para dar seguimento ao Brexit

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Os conservadores, do qual Johnson é líder, prometeram apresentar o acordo do Brexit até 25 de dezembro
Os conservadores, do qual Johnson é líder, prometeram apresentar o acordo do Brexit até 25 de dezembro - Oli Scarff/AFP

Os conservadores ganharam as eleições gerais britânicas desta quarta-feira (12). Com o resultado, o primeiro-ministro Boris Johnson se mantém no cargo e agora tem maioria no Parlamento para aprovar o acordo do Brexit. 

A contagem dos votos dos 650 distritos foi concluída às 5h30 (horário de Brasília): o Partido Conservador ficou com 364 cadeiras, 38 a mais do que o necessário para destravar a saída do Reino Unido da União Europeia, 326. O Partido Trabalhista, liderado por Jeremy Corbyn, por sua vez, teve o pior resultado eleitoral desde 1935, quando conseguiram 154 cadeiras. Na eleição de ontem, conquistaram 203 assentos. 

A derrota trabalhista se deu majoritariamente em regiões do centro e do norte do país. Nessa região, um dos distritos mais disputados entre Corbyn e Johnson era Workington, onde o eleitorado é caracterizado por ser formado principalmente por homens brancos, mais velhos, da classe trabalhadora e a favor do Brexit. Em West Bromwich, onde os trabalhistas nunca tinham perdido até então, a população também disse sim à saída da União Europeia.  

Nesta sexta-feira (13), líderes da Europa se reunirão com Michel Barnier para analisar os próximos passos do Reino Unido. Ele é o negociador da União Europeia nas tratativas do Brexit. Para ele, o cronograma de Johnson para concluir o acordo é muito apertado. De acordo com o jornal britânico, e uma mensagem vazada, Barnier disse que o Brexit não deve ser concluído até 2021. Johnson prometeu, em sua campanha, que o Brexit será concretizado em 2020. 

Promessas

Os conservadores prometeram apresentar o acordo do Brexit até 25 de dezembro, destinar 20,5 bilhões de libras (equivalente a R$ 112 bilhões) ao sistema público de saúde e contratar 50 mil enfermeiros e 20 mil policiais. O Imposto de renda não será elevado, assim como a contribuição previdência e o imposto sobre o consumo. 

Na seara da imigração, prometeram implementar um sistema de pontos de acordo com idade, escolaridade e experiência profissional. Isso significa que a entrada no país será dificultada para aqueles que possuem menor qualificação. 

Edição: Julia Chequer