Minas Gerais

DECLARAÇÕES

Recordar é viver: relembre algumas frases de Romeu Zema, governador de Minas

Veja o que o político pensa de assuntos como direitos dos servidores e o crime de Brumadinho

Belo Horizonte |
Governador visita a Expominas, em Belo Horizonte, a Feira Nacional de Artesanato
Governador visita a Expominas, em Belo Horizonte, a Feira Nacional de Artesanato - Pedro Gontijo / Imprensa MG

O Brasil de Fato MG produziu uma série de reportagens especiais sobre o primeiro ano do governador Romeu Zema, o primeiro candidato eleito pelo Partido Novo. Não poderiam faltar algumas das frases ditas por ele desde a campanha eleitoral, em outubro de 2018, que demonstram um pouco do seu conhecimento e das suas intenções.

Zema conhece o Estado?

"Eu gostaria que o Daniel me explicasse o que é a Funed. Ou você sabe?"

Essa foi a resposta dada pelo governador - quando ainda era candidato ao executivo - ao ser questionado por um telespectador sobre planos para a Fundação Ezequiel Dias (Funed). A declaração foi durante uma entrevista à TV Globo em 9 de outubro de 2018.

O que ele pensa sobre o crime em Brumadinho?

"Parece que desta vez eles (Vale) reconheceram o erro apesar do incidente”

Incidente. Foi assim que Romeu Zema classificou o crime que vitimou 272 pessoas. A afirmação dada pelo governador cerca de 20 dias após o rompimento da barragem da Vale. A fala foi noticiada em 12 de fevereiro pelo jornal Estado de Minas. Cabe lembrar que com menos de 15 dias de gestão, Zema se reuniu com o presidente da Samarco para negociar a volta da mineradora, uma das responsáveis pelo crime socioambiental de 2015. Atualmente a Samarco está em operações em Mariana.

Como ele vê os direitos dos servidores?

"Daqui pra frente, alguns direitos do funcionalismo serão extintos. (...)Ter estabilidade para motorista, faxineiro, não acho que faz sentido”."

Declarou o governador em 21 de outubro, ao jornal O Globo. Na mesma entrevista, ele ainda afirmou o fim da progressão salarial para os servidores e também uma reforma da previdência para a categoria.

E o que ele acha dos direitos do povo?

"A Constituição tornou o Brasil um país um tanto quanto ingovernável. Brasil é 'uma democracia que assegura excesso de direitos e pouquíssimos deveres', com 'Estado paizão'. "                               Afirmou quando questionado pela repórter Fernanda Canofre sobre como ele se identificava politicamente. A entrevista foi concedida à Folha de S. Paulo em 11 de novembro deste ano.

Zema sabe fazer conta?

"A Cemig foi drenada nos últimos anos e, mesmo que nós voltemos a reinvestir, o resultado dela é insuficiente."    

Declarou em uma entrevista ao Estadão em 28 de agosto de 2019. Ao contrário do que afirma o governador, o lucro líquido da empresa, referente ao ano de 2018, foi de R$ 1,7 bilhão, 70% superior ao registrado no ano anterior. O dado foi divulgado pela própria Cemig em abril deste ano.

Edição: Elis Almeida