Paraná

Comunicação

As redes de comunicação do Brasil de Fato Paraná nas ruas

Distribuidores do BdF fazem do jornal uma ferramenta de aproximação com a comunidade

Curitiba |
Em Curitiba, há equipes de distribuição em diversos bairros, como Cajuru, Portão, Fazendinha, Novo Mundo e Centro
Em Curitiba, há equipes de distribuição em diversos bairros, como Cajuru, Portão, Fazendinha, Novo Mundo e Centro - Giorgia Prates

Nos 12 meses de 2019, uma vez por semana, dezenas de pessoas saíram às ruas de Curitiba e de cidades no interior do estado com a missão de distribuir a edição impressa do Brasil de Fato Paraná. 

O jornal existe no estado desde 2016 e tem suas edições lançadas todas as quintas-feiras, com tiragem de 10 mil exemplares. Em Curitiba, há equipes de distribuição em diversos bairros, como Cajuru, Portão, Fazendinha, Novo Mundo e Centro.  

Roni Francisco dal Bosco é um dos distribuidores no Cajuru. Ele lembra os ensinamentos do comunicador popular Vito Giannotti, de que a distribuição vai muito além de apenas entregar o jornal. 

“O Vito ensinou: ‘escolha um conteúdo da matéria e faça uma panfletagem direcionada’. Nós queremos usar o conteúdo do jornal para aproximar as pessoas de um debate político”, explica.  

Para aprimorar o debate sobre comunicação entre os distribuidores, o Brasil de Fato Paraná tem promovido cursos de comunicação popular. Em dezembro, houve cursos no Novo Mundo e no Centro, este direcionado para militantes do Comitê Tiradentes, que fazem a distribuição do jornal na Praça Tiradentes.   

Coordenador do Brasil de Fato Paraná, Pedro Carrano afirma que, no atual momento de grande disseminação de notícias falsas, apoiar a comunicação popular é fundamental. “Será que não é o caso, agora, de investir mais na comunicação popular, não deixar a comunicação como a última prioridade na hora dos recursos? Precisamos pensar sobre que comunicação a gente quer construir”, diz.   

Assine o Brasil de Fato Paraná

Você pode ajudar a manter vivas e ativas as redes de comunicação do Brasil de Fato, assinando o jornal!

Cada assinante recebe semanalmente um podcast exclusivo!

Entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

 

Edição: Ana Carolina Caldas